pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Aécio em empate técnico com Dilma. Calma, gente, é na pesquisa do Instituto Sensus
Powered By Blogger

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Aécio em empate técnico com Dilma. Calma, gente, é na pesquisa do Instituto Sensus

Nas eleições passadas, éramos mais ativos no microblog Twitter e tivemos a oportunidade de travar bons debates sobre as pesquisas de intenção de voto. Tenho um grande apreço pelos institutos e as polêmicas não nos permitiam desacreditá-los, simplesmente, em razão de suas vinculações com candidatos, órgãos da mídia ou partidos. Nos EUA, onde esses institutos sempre gozaram de um status elevado, salvo engano, existem uma legislação disciplinando essa relação, minimizando as possibilidades de alguma promiscuidade. Aqui no Brasil, infelizmente, como sempre, as coisas correm frouxas. Não raro, os grandes institutos terceirizam suas atividades nos Estados, escolhendo outros institutos sem as menores credenciais para realizarem um trabalho dessa dimensão e responsabilidade, o que pode induzir a muitos erros. Um outro expediente, esse mais escrachado, é o surgimento de institutos que surgem de última hora, fabricando resultados favoráveis para os candidatos que contrataram suas pesquisas. Na Paraíba, que conheço bem, somente depois de muitas "filtragens" é que se pode dar credibilidade aos resultados anunciados pelos institutos. Existem, no entanto, alguns ardis mais sutis que podem ser tanto favorável ou perniciosos a determinados candidatos. Talvez nessa última categoria possamos enquadrar a pesquisa do Instituto Sensus, que promete divulgá-la amanhã. Nessa pesquisa, a candidata Dilma aparece em "queda livre", enquanto o candidato Aécio Neves aproxima-se perigosamente dos seus índices, quiça já indicando um empate técnico entre ambos. Dilma 31%, Aécio 27%. Os índices, apesar de deixar os tucanos mais felizes do que pinto no lixo, trazem, no entanto alguns sérios questionamentos. É padrão entre os institutos apresentarem os nomes dos candidatos de forma circular evitando, assim, a sobreposição de um sobre o outro, o que poderia "induzir" o eleitor. Nesse metodologia, há uma paridade entre os concorrentes. Eis que o Instituto Sensus resolveu "inovar', ordenando os nomes por ordem alfabética, ou seja, Aécio aparece na cabeça. Até bem pouco tempo, o cientista político Ricardo Guedes trabalhava para os tucanos. Segundo o site Tijolaço, também haveria problemas com o registro da pesquisa no TRE. Vamos colocar nossas barbinhas de molho, ficarmos atentos, pois o que não faltam são pessoas dispostas a inflar artificialmente candidatos que representam interesses nefastos para o povo brasileiro e atacar a honra de pessoas íntegras, como o fez um tal Paulinho da Força, movido por pileques e eivado de irresponsabilidade.

2 comentários:

  1. Confiar em estatística que não foi você quem fez é muito temerário!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Jorge. Conforme a postagem indica, a pesquisa do Instituto Sensus, intencionalmente, cometeu alguns equívocos, como a disposição dos candidatos em ordem alfabética, quando deveria ter utilizado a metodologia do círculo, criado exatamente para evitar as "induções". O curioso, no caso, é que parece que o "Sensus" está fazendo escola. A próxima pesquisa do Instituto Datafolha também teria "preparado" o eleitor para não indicar o voto em Dilma.

    ResponderExcluir