pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Ariano Suassuna: Esquerda e direita
Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Ariano Suassuna: Esquerda e direita

ariano suassuna esquerda direita política
Ariano Suassuna
Por Ariano Suassuna
Não concordo com a afirmação, hoje muito comum, de que não mais existem esquerda e direita. Acho até que quem diz isso normalmente é de direita.
Talvez eu pense assim porque mantenho, ainda hoje, uma visão religiosa do mundo e do homem, visão que, muito moço, alguns mestres me ajudaram a encontrar. Entre eles, talvez os mais importantes tenham sido Dostoiévski e aquela grande mulher que foi santa Teresa de Ávila.
Como consequência, também minha visão política tem substrato religioso. Olhando para o futuro, acredito que enquanto houver um desvalido, enquanto perdurar a injustiça com os infortunados de qualquer natureza, teremos que pensar e repensar a história em termos de esquerda e direita.
Temos também que olhar para trás e constatar que Herodes e Pilatos eram de direita, enquanto o Cristo e são João Batista eram de esquerda. Judas inicialmente era da esquerda. Traiu e passou para o outro lado: o de Barrabás, aquele criminoso que, com apoio da direita e do povo por ela enganado, na primeira grande “assembléia geral” da história moderna, ganhou contra o Cristo uma eleição decisiva.
De esquerda eram também os apóstolos que estabeleceram a primeira comunidade cristã, em bases muito parecidas com as do pré-socialismo organizado em Canudos por Antônio Conselheiro. Para demonstrar isso, basta comparar o texto de são Lucas, nos “Atos dos Apóstolos”, com o de Euclydes da Cunha em “Os Sertões”. Escreve o primeiro: “Ninguém considerava exclusivamente seu o que possuía, mas tudo entre eles era comum. Não havia entre eles necessitado algum. Os que possuíam terras e casas, vendiam-nas, traziam os valores das vendas e os depunham aos pés dos apóstolos. Distribuía-se, então, a cada um, segundo a sua necessidade”. Afirma o segundo, sobre o pré-socialismo dos seguidores de Antônio Conselheiro: “A propriedade tornou-se-lhes uma forma exagerada do coletivismo tribal dos beduínos: apropriação pessoal apenas de objetos móveis e das casas, comunidade absoluta da terra, das pastagens, dos rebanhos e dos escassos produtos das culturas, cujos donos recebiam exígua quota parte, revertendo o resto para a companhia” (isto é, para a comunidade).
Concluo recordando que, no Brasil atual, outra maneira fácil de manter clara a distinção é a seguinte: quem é de esquerda, luta para manter a soberania nacional e é socialista; quem é de direita, é entreguista e capitalista. Quem, na sua visão do social, coloca a ênfase na justiça, é de esquerda. Quem a coloca na eficácia e no lucro, é de direita.
Ariano Suassuna (1927 – 2014)
(Publicado originalmente no site Pragmatismo Político)

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! ele sempre foi fiel a causa popular, até morrer! Não fosse isso, teria apoiado o ex-governador a quem era aliado e conhecia desde menino...Nesse aspecto, ao se declarar nem de direita nem de esquerda, ele, quica propositadamente, se contradiz no final do texto, se declarando um homem de tendencia socialista ( de verdade! ), visto que defendia os oprimidos e injustiçados. Talvez tenha se deixado levar pela "malemolência" de muitos de seus personagens, ao não admitir a dicotomia entre esquerda e direita, o que resultou nesse seu tirocínio, já bastante indisfarçável...

    ResponderExcluir
  3. Ariano sempre apoiou o projeto de reeleição de Dilma Rousseff, apesar da relação até mesmo afetiva com o ex-governador e sua família. Segundo análise de Michel Zaidan, essa tendência mais à esquerda do escritor estava sendo observada mais recentemente, nos últimos anos. Concordo plenamente com você que, sobretudo no que se refere aos posicionamentos políticos, Ariano parece mesmo ter incorporado a "malemolência" dos seus personagens. Muito grato pelos comentários. Um forte abraço. Apareça mais vezes por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente Ariano já devia estar senil, por escrever um texto tão anacrônico quanto descontextualizado e equivocado. Lamentável!

    ResponderExcluir