sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Editorial: Pacheco suspende indicação de nomes para o Superior Tribunal de Justiça.




As rusgas entre os Três Poderes da República estão longe de uma trégua. Mesmo depois de aprovados, o Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, suspendeu o envio dos nomes dos indicados para homologação ao STJ, por suspeita de favorecimento de Daniele Teixeira. O presidente da Casa também instituiu uma comissão para investigar tais suspeitas de favorecimento perpetrada pelo Governo Luiz Inácio Lula da Silva. Neste momento, o Legislativo impõe um torniquete ao Executivo, criando embaraços para destravar pautas e até mesmo quando se trata de simples indicações de nomes para a ocupação de espaço na burocracia de Estado. 

Em tais circunstâncias, como afirmamos antes, se as coisas se mantiverem em tal diapasão, talvez Lula tenha que pedir uma indicação do Centrão para o STF. Um nome que não seja palatável pela Casa - como é o caso do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino - teria poucas chances de passar pela sabatina. Um momento delicado para o Governo Lula, porque, associado ao problema institucional, os problemas de natureza econômica já estão bastante evidentes, até mesmo entre os pares do Executivo, que não se entendem sobre o cumprimento da meta fiscal. 

É visível o desconforto do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao tratar deste assunto. Embora pessimista, do ponto de vista político, talvez tivesse sido mais prudente que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva endossasse a tese do seu pupilo sobre zerar o déficit em 2024. Setores da imprensa, sobretudo aqueles que não coadunam com o Governo, apreveitaram a deixa para alardear que que Lula gosta mesmo é de estuporar, como se diz aqui no Nordeste, quando o indivíduo gasta sem preocupações com o dia de amanhã. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário