O Ceará é um dos Estados da Federação onde existe um franco fovoritismo do bolsonarismo chegar ao Governo do Estado. Não necessariamente pelo mérito dos bolsonaristas do Estado, mas, muito mais pelos graves equívocos que estão sendo cometidos pela aliança PT\PDT. Ancorado no apoio aos movimentos de policiais militares do Estado, o Deputado Wagner Souza Gomes(UB-CE), também conhecido como capitão Wagner, viu sua popularidade aumentar junto aos eleitores cearenses, colocando-o na liderança das pesquisas de intenção de voto.
PT e PDT não conseguiram chegar a um acordo e ambos os partidos devem lançar seus próprios candidatos ao Palácio da Abolição. Havia uma expectativa de que se pudesse construir um consenso em torno do nome da vice-governadora Izolda Cela, filiada ao PDT, que substituiu Camilo Santana no Governo do Estado e vem realizando uma gestão bem-avaliada pela população cearense. Infelizmente tal consenso não foi construído e o diretório do PDT local, indicou o nome de Roberto Cláudio(PDT-CE) para a disputa, o que provocou uma ruptura do PT com o PDT, leia-se família Ferreira Gomes.
Há um lance curioso nessa indisposição, a de que o PDT fez uma escolha orientada pelo machismo. Izolda foi a primeira mulher a ocupar o Palácio da Aboliação e, a rigor, seria de bom alvitre se continuasse no cargo, referendada pelas urnas. Em suas páginas nas redes sociais, o ex-governador Camilo Santana(PT-CE), que deve concorrer ao Senado Federal nas próximas eleições, lamentou bastante o episódio. Nos pareceu muito sincero.
Só não entendi porque não conseguiram convencer Izolda Cela(PDT-CE) a disputar o cargo. O nome escolhido foi o do Deputado Estadual Elmano de Freitas. Não conheço a trajetória política do deputado Elmano, como também não existem pesquisas de intenção de voto realizadas com o seu nome como postulante, o que torna difícil uma previsão sobre as suas chances reais na disputa. Terá um bom padrinho político, o ex-governador Camilo Santana, mas não se sabe se isso seria suficiente para alavancá-lo na disputa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário