terça-feira, 13 de setembro de 2022

Editorial: IPEC: Um alento para Lula na reta final



Notícia melhor para Lula não poderia ocorrer nesta reta final de campanha. A última pesquisa IPEC - antigo IBOPE - divulgada recentemente, sugere uma reação do petista nas pesquisas de intenção de voto. Lula amplia sua vantagem sobre Jair Bolsonaro, crescendo dois pontinhos, enquanto o adversário se mantém com os mesmos índices da última pesquisa. Trata-se, naturalmente, de uma reação ainda dentro de um contexto que exige a prudência necessária, sobretudo se considerarmos o fato de que há uma grande divergência entre os números obtidos pelos principais institutos nesta reta final de campanha. Os grandes institutos ratificam a liderança do petista, enquanto institutos de porte médio sugerem um possível empate técnico entre Lula e Jair Bolsonaro.  

Não vamos aqui destrinchar os possíveis motivos das divergências entre esses números porque não seria o propósito deste editorial. É pouco provável que isso ocorra, mas o petista ainda aposta numa vitória em primeiro turno das eleições presidenciais. Lula tem conversado com os atores politicos possíveis - Ciro entra na galeria dos impossíveis, neste momento - a exemplo da ex-ministra do meio-ambiente, Marina Silva; voltou a dialogoar com os evangélicos, um nicho eleitoral importante antes abandonado pela campanha; Movimenta-se nos principais colégios eleitorais do país, onde o jogo deverá ser definido. Ele enfrenta dificuldades nos principais colégios eleitorais: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

Jair Bolsonaro já o superou em São Paulo, onde o candidato a governador, Fernando Haddad(PT-SP), também encontra grandes dificuldades, com o assédio dos concorrentes. A decepção para o staff de campanha do presidente Jair Bolsonaro parece mesmo ter sido observar que as grandes mobilizações de massa do 07 de setembro não estão repercutido nas pesquisas de intenção de voto favorável ao presidente. A fornalha dessas últimas pesquisas já incorporam o período que engloba as comemorações do 07 de setembro. Sugere-se que algo não estaria ocorrendo conforme o previsto por sua assessoria política. Nesta pesquisa do IPEC, Lula vai a 46% - antes era 44% - e Jair Bolsonaro permanece com 31%.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário