sábado, 1 de julho de 2023

Editorial: Pedetistas comemoram inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro.


Ciro Gomes e Carlos Lupi desejam os créditos pelo desfecho do processo impetrado pelo PDT junto ao TSE, que acabou determinando a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro. Desde do dia ontem, este assunto é só o que se comenta pelas redes sociais. Já acompanhamos uma entrevista do Ciro Gomes tratando deste assunto, onde enfatiza que o ex-presidente havia passado dos limites, ao convocar aquela reunião palaciana com os representantes diplomáticos dos países estrangeiros, onde teria feito alguns questionamentos sobre as urnas eletrônicas. 

Agora foi a vez de Carlos Lupi, Ministro da Previdência Social do Governo Lula, também se pronunciar sobre o assunto. De fato, eles fazem jus a todos os créditos. Nos últimos dias, o ex-governador Ciro Gomes vem se comportando como quem deseja voltar à ribalta, quem sabe de olho nas próximas eleições. Em princípio, analisamos tal possibilidade para 2026, por ocasião do pleito presidencial. Em todo caso, convém não descartar uma candidatura estadual. 

O cearense já se pronunciou contrário a uma reaproximação com o PT, no tocante às próximas eleições municipais. Seu irmão, o senador Cid Gomes, aposta na reedição dessa coalizão, responsável por um longo período de hegemonia política naquele estado, impedindo setores reacionários locais conduzissem o governo. Ao longo dos anos, como ocorre em todo o país, esses grupos apenas se fortaleceram, exigindo o bom sendo necessário dos progressistas. A questão é que já faz algum tempo que Ciro Gomes não enxerga no PT este perfil.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário