domingo, 3 de setembro de 2023

Editorial: Grande mídia levanta a bola de Aécio Neves.



Setores da grande mídia não escondem sua indisposição com o Governo Lula. Talvez tenham  encontrado, nesse ensaio de retorno de Aécio Neves à ribalta, um oportunidade de dar vazão a essa notória indisposição. O político mineiro vem ocupando esses espaço, ora com matérias jornalísticas, ora concedendo entrevistas. Na última delas, informou que o seu partido, o PSDB, irá fazer uma oposição cerrada ao Governo Lula. Em suas palavras, acabou o nem nem nem. É pouco provável que deputado federal volte a ocupar aquele protagonismo que já ocupou na política brasileira, quando perdeu uma eleição apertada para a ex-presidente Dilma Rousseff. 

Todos nós conhecemos o enredo macabro que se sucedeu logo em seguida, conduzindo o país para este estágio de instabilidade política, de consequências danosas para as nossas instituições democráticas, que tentam, até hoje, restituir o tecido do respeito às regras do jogo e da observância aos princípios da Carta Constitucional. Ficamos aqui tentando imaginar qual seria a plataforma ou raia que o político mineiro predente ocupar na política brasileira, depois de um longo período de refregas. Nao seria supreendente, pelo seu perfil, que ele tentasse ocupar, quem sabe, um eventual vácuo bolsonarista.

A raposa mineira culpa o ex-governador João Dória pelo esfacelamento do PSDB o que, convenhamos, trata-se de uma grande injustiça. Não há um único responsável por esse debacle tucano. São múltiplos os fatores. Ficamos aqui apenas imaginando como se comportará essa nova geração tucana diante das investidas da velha raposa. Essa nova geração ainda teria uma chance de estabelecer algum diálogo propositivo com a população, sobretudo em razão do histórico. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, por exemplo. Quanto a Aécio Neves...    

Nenhum comentário:

Postar um comentário