Os boletins médicos emitidos pelo Hospital Sírio Libanês asseguram que o presidente Lula se recupera bem da circurgia a qual foi submetido. Durante as próximas semanas, deverá tomar algumas precauções, possivelmente fazer uso de aparelhos para se locomover. A imprensa consome muita tinta apenas para discutir se o preisdente deve ou não posar usando tais aparelhos. Consideramos tal fato irrelevante. Neste caso, vamos deixar o homem descansar. Quando ele retomar os trabalhos terá algumas dores de cabeça pela frente, como a rebelião armada no Poder Legislativo contra os Poderes Judiciário e Executivo.
Os dias prometem tormentas daqui para a frente. A oposição radical ou bolsonarista parece ter declarado guerra contra o Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. São várias frentes. Aprovaram uma PEC que permite interferências do Poder Legislativo sobre decisões do STF; prometem entrar em greve, o que significa o travamento da pauta de votações; acionam orgãos da República contra o que eles classificam como usurpação de poder, numa referência às atitudes da primeira-dama, Janja. Conforme advertimos no dia de ontem, estamos numa crise instituciinal definitivamente instaurada.
O Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que sempre fez questão de se apresentar como uma aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, deve acompanhar as tessituras desse grupo mais radical, que compõe sua base de sustentação política na Casa. Soma-se a isso, a sua insatisfação com o presidente Lula, já esboçada, em razão do atraso nas nomeações para as diretorias da Caixa Econômica Federal, conforme acordos firmados com o Centrão. Tempos difíceis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário