segunda-feira, 15 de abril de 2024

Editorial: Bolsonaro na Paraíba: Um balanço político.



O ex-presidente Jair Bolsonaro esteve recentemente no Estado da Paraíba, ou mais precisamente, nas cidades de João Pessoa e Cabedelo, onde participou de eventos em apoio a nomes que deverão concorrer à prefeitura dessas cidades nas próximas eleições municipais. A despeito de alguns entreveros pelo caminho, a presença do ex-presidente, como vem ocorrendo em todo país, foi marcada pela participação expressiva de seus partidários ou admiradores, seja na capital paraibana, seja na cidade de Cabedelo, que fica na região metropolitana de João Pessoa. 

Algo sugere que o nome de vice na chapa do médico Marcelo Queiroga, seu ex-Ministro da Saúde, que deve concorrer à Prefeitura de João Pessoa, em 2024, ainda continua indefinido. Mesmo integrando as hostes bolsonaristas, ainda não se sabe com certeza qual será o estino do pastor Sérgio Queiroz, se uma candidatura própria ou se ocupará a vice na chapa encabeçada por Marcelo Queiroga. Sérgio é um dos nomes mais prováveis para compor a chapa. Evangélico,  bolsonarista raiz e amigo pessoal de Jair Bolsonaro. 

Em Cabedelo, está definida a pré-candidatura do Deputado Estadual Walber Virgolino. Com algumas exceções, Bolsonaro cumpre uma rotina bem definida em suas andanças pelo país, onde estão previstas concentrações de ruas, motociatas, encontros fechados em casas de festas e os repastos culinários tradicionais, em locais previamete acertados, com inúmeros fãs fazendo um esforço tremendo para tirar foto junto do seu "mito'. A foto acima é de um café da manhã no tradicional Mercado da Mangabeira, bairro de uma grande densidade populacional.

O balanço é positivo para campo conservador, de direita ou de extrema-direita, como desejarem. Algumas lideranças da velha guarda da Mangueira esquerdista do Estado já perceberam que o grupo político de orientação bolsonaristas nunca esteve tão forte na cidade. Aliás, essa tendência conservadora da cidade já ficaria evidente com a eleição do prefeito Cícero Lucena, do Progressistas. O temor do campo progressista é que ocorra uma migração desse eleitorado conservador de Cícero para algum nome identificado com o bolsonarismo. 

Sem nomes bem definidos no horizonte, alguns líderes do campo progressistas tendem a apoiar o nome do prefeito Cícero Lucena, como é o caso do gorvernador socialista João Azevêdo(PSB-PB). O PT caminhava muito bem para a definição de um nome através da realização de prévias internas, mas o processo foi abortado por imposição do GTE - Grupo de Trabalho Eleitoral. Assim, o partido ainda não definiu um nome para disputa, embora a burocracia se incline pelo nome do Deputado Estadual, Luciano Cartaxo. A também Deputada Estadual Cida Ramos teria maiores chances na disputa democrática das prévias.

Você precisa ler também: 

Bolsonaro cumpre agenda política em Cabedelo

Bolsonaro é recebido por apoiadores na Paraíba

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário