terça-feira, 23 de julho de 2024

Editorial: As boas perspectivas eleitorais do União Brasil para as próximas eleições municipais.

 


A despeito das contendas internas, o União Brasil costura um projeto de poder bastante ambicioso, o que inclui, naturalmente, as próximas eleições municipais de outubro. Levantamento recente, publicado pelo site Poder360, aponta que o partido desponta como franco favorito em formar o maior contingente de prefeitos em cidades com um perfil superior a 200 mil eleitores. Hoje o partido tem candidato competitivo disputando o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Como aspirante à Presidência da República a grande estrela da legenda é o governador Ronaldo Caiado, de Goiás. 

É curioso como ele se apresenta como um candidato em potencial, com o respaldo dos caciques da legenda. Num momento em que a segurança pública aparece entre as maiores preocupação dos eleitores, o lema do combate à violência no estado governado por Ronaldo Caiado é: ali bandido não se cria. Ele se esgueira num eleitorado de perfil conservador, de centro- direita e até extrema-direita, embora o bolsonarismo mais radical tenha outras alternativas neste momento. Por alguma razão, ele prefere flertar com cautela em relação ao eleitorado bolsonarista mais radical. 

Segundo levantamento publicado pela revista Veja, hoje há uma tendência eleitoral favorável à candidatos do centro para a direita do espectro ideológico, o que explica, em parte, o bom momento vivido pelos candidatos do União Brasil. Até recentemente eles fecharam uma aliança com o candidato do MDB à prefeitura de São Paulo, Ricardo Nunes, um dos favoritos na corrida eleitoral dessas eleições municipais. Se deixarem, o partido poderá fazer barba, cabelo e bigode. Apesar das brigas internas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário