sexta-feira, 19 de julho de 2024

Editorial: Debates entre candidatos já começam no dia 08 de agosto.


Pelo menos em João Pessoa. É curioso como no Estado da Paraíba os debates políticos são recorrentes, contando com a presença de homens públicos que, geralmente, dão alguma satisfação à sociedade em relação à sua área de gestão. Há uma grade de programação nas TVs locais destinada a esta finalidade, algo incomum em boa parte do país. Neste aspecto os paraibanos estão de parabéns. A TV Aparuã\Band já comunicou que, no próximo dia 08 de agosto, a partir das 22:h, estará transmitindo um debate ao vivo com os principais concorrentes à Prefeitura de João Pessoa, nas eleições de 2024. Praticamente todos os candidatos já confirmaram presença neste primeiro debate. 

Como a Rede Bandeirante de Televisão dá sempre o pontapé inicial nesses debates, não seria improvável que esta data possa ser a arrancada desses encontros entre candidatos em todo o país. Não temos, porém, a confirmação dessa informação. Ao longo dos anos, esses debates perderam muito, em razão das mudanças introduzidas em seu formato, o que os tornou muito burocrático, comedido, impedindo que os candidatos possam se expressar de uma maneira mais espontânea. Perderam muito em termos de emoção. Em todo caso, são fundamentalmente importantes para que possamos escolher aquele candidato ou candidata que melhor possa gerir os destinos de nossas polis. 

Em João Pessoa a disputa promete ser bastante acirrada. Apesar de liderar as primeiras pesquisas de intenção de voto, não há uma distância considerável entre Cícero Lucena(PP-PB), que disputa a reeleição, e os demais concorrentes. Em política, realmente, é possível dá nó em água. Nilvan Ferreira, que concorre à Prefeitura de Santa Rita, um bolsonarista raiz no passado, hoje se vincula politicamente ao próprio Cicero Lucena, assim como ao socialista João Azevedo, governador do Estado. Nilvan é um poço até aqui de mágoa em relação aos bolsonaristas locais, pois foi traído, mas, mesmo assim, é difícil entender essas conversões. Depois, muito dificilmente, ele deixou de ter a admiração de sempre pelo seu guru político de outrora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário