segunda-feira, 29 de julho de 2024

Editorial: A batalha da Princesa do Agreste.



Os pesquisadores do Instituto Simplex\CBN estiveram em Caruaru, conhecida como Princesa do Agreste, para aferir as tendências de voto dos munícipes em relação às próximas eleições municipais de outubro. Reduto político da atual governadora do Estado, Raquel Lyra(PSDB-PE), aquela cidade do Agreste tornou-se sensivelmente estratégica para os seus projetos políticos. É praticamente certo que ela se candidate à reeleição nas eleições estaduais de 2026. Neste caso, poderá bater chapa com o jovem prefeito do Recife, João Campos(PSB-PE), caso o seu caminho político esteja devidamente pavimentado como agora, onde ele desponta em condições de liquidar a fatura pela reeleição à Prefeitura do Recife ainda no primeiro turno. 

Caso isso ocorra, sugere-se que ele entre de sola nas eleições da cidade de Caruaru, em apoio ao seu candidato, o ex-prefeito José Queiroz(PDT). O candidato apoiado pelo Palácio do Campo das Princesas, Rodrigo Pinheiro, do PSDB, lidera a pesquisa realizada pelo Instituto Simplex\CBN, mas empatado dentro da margem de erro do Instituto, que é de 4,55 p.p. O Instituto ouviu 400 pessoas, no dia 22 de julho. No Estado, já ocorre uma espécie de eleição dentro de outra, ou seja, em 2024 estão sendo dadas as cartas do que poderá ocorrer em 2026. Tanto o Palácio do Campo das Princesas quanto o Palácio Capibaribe, neste sentido, intensificam as suas articulações pelas diversas regiões e microrregiões do estado. 

Aduba-se as bases agora para colher os resultados em 2026. A pesquisa do Instituto Simplex\CBN está registrada sob o número TSE PE-04026\2024. Eis os números: 

Rodrigo Pinheiro(PSDB-PE)  21,6%

José Queiroz(PDT-PE)  15,8%

Nenhum comentário:

Postar um comentário