segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Editorial: Datena pede desculpas aos tucanos pelo desempenho no debate da Band.



Existem algumas diferenças cruciais entre um debate entre candidatos que concorrem a uma eleição e a apresentação de um programa de televisão. Embora atacado por todos os lados, o atual gestor de São Paulo, Ricardo Nunes, que concorre à reeleição, manteve-se sereno e moderado, o que pode ser bem interpretado pelos seus eleitores. As acusações, no entanto, são graves e isso pode interferir no humor do eleitorado, mesmo quando improcedentes. Numa eleição no Maranhão, décadas atrás, espalharam um boato - hoje seria fake news - que um dos candidatos havia cometido um homicídio. Ele só conseguiu provar sua inocência depois de realizado o pleito,  o que já era tarde demais. 

No outro extremo, encontramos o candidato Pablo Marçal(PRTB-SP), que atuou como um franco-atirador, lançando seus petardos contra praticamente todos os demais candidatos. Os petardos lançados alcançaram ampla repercussão nas redes sociais, ampliando, mais ainda, a visibilidade do postulante ao Edifício Matarazzo. De longe, Pablo é o concorrente com maior engajamento nas redes sociais, o que, grosso modo, também não pode ser encarado como uma certeza de bom desempenho como candidato. Há décadas, o apresentador José Luiz Datena ancora um programa televisivo de grande audiência, tornando-se bastante conhecido do eleitorado paulista. 

Não por acaso, especula-se que ele poderia está penetrando em redutos eleitorais de concorrentes como Guilherme Boulos(PSOL-SP) e Ricardo Nunes(MDB-SP), com potencial para embolar a dinâmica da disputa. Algumas pesquisas de intenção de voto apontam nesta direção. O apresentador, estranhamento, apresentou sintomas de um certo nervosismo durante o debate. Ele mesmo reconheceu que poderia ter tido um desempenho melhor, o que o levou a enviar um pedido de desculpas aos tucanos que dão suporte ao seu pleito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário