sábado, 3 de agosto de 2024

Editorial: Kim Kataguiri deve mesmo apoiar a reeleição de Ricardo Nunes.



Kim Kataguiri(UB-SP), que objetivava habilitar-se como candidato à Prefeitura de São Paulo nas próximas eleições municipais, parece ter desistido deste objetivo. Na realidade, as contingências políticas o obrigaram a isto. Há alguns dias o União Brasil, partido do deputado, resolveu compor a frente ampla em apoio à reeleição de Ricardo Nunes, num acordo fechado no âmbito municipal, mas com arranjos que envolvem, inclusive, a sucessão na Câmara dos Deputados. Isolado no âmbito municipal e nacional, não restou outra alternativa ao pré-candidato, que deve seguir a orientação da legenda, abdicando de sua candidatura.  

A quadra da disputa paulistana, neste momento, encontra-se embaralhada ou embolada. Há três candidatos tecnicamente empatados, como é o caso de Ricardo Nunes(MDB), José Luiz Datena(PSDB-SP) e Guilherme Boulos(PSOL-SP), todos com 20% das intenções de voto. Nenhuma outra pesquisa foi realizada depois que o Instituto Quaest apontou esses índices. Se os índices de Pablo Marçal (PRTB-SP) melhorarem, aí sim é que o jogo fica completamente embolado. Num cenário como este, difícil fazer algum prognóstico. Ricardo Nunes tem a máquina, Datena tem a televisão e Boulos tem o Planalto, que o apoia ostensivamente, estabelecendo a sua eleição como prioritária para os projetos políticos do PT em 2026.  Por "PT" leia-se Lula. 

Vamos aguardar algum descolamento de um dos candidatos, o que talvez possa indicar uma definição ou tendência de voto, na realidade.  Alguém outro dia estava discutindo sobre as estratégias que estão sendo adotadas pelos tucanos, que não estão concentradas unicamente no apelo midiático do apresentador José Luiz Datena. Envolveria até mesmo um eleitorado evangélico. Vamos aguardar um pouco mais. Nunes já andou dando uma alfinetada no apresentador ao afirmar, governar uma cidade não é um programa de televisão. 

Assine o nosso perfil da Privacy, onde aprofundamos essa e outras questões relativas às próximas eleições municipais em São Paulo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário