quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Editorial: Polícia Federal realiza operação que apura suposto esquema de corrupção no Tribunal de Justiça do Maranhão.



Nesses tempos bicudos que o país está vivendo, todo o cuidado ainda é pouco. Já deixamos aqui uma sugestão para algum pesquisador do assunto observar o quanto o torniquete político\jurídico está interferindo nas falas ou textos escritos por jornalistas, escritores e outros formadores de opinião. Há alguns anos atrás convivi com uma amiga professora que fez uma pesquisa interessantíssima sobre como os meios de comunicação se referiam a alguns fatos durante a censura imposta pela ditadura militar implantada no país após o golpe civil-militar de 1964. A pesquisa foi realizada aqui na província, num primeiro momento, o que envolveu os principais jornais impressos, e, depois, havia planos de um doutorado, onde a pesquisa seria realizada nos arquivos da Folha de São Paulo. Atitudes ilícitas ou ilegais se transformaram em "fora dos ritos". Ninguém quer se comprometer. 

Alguns assuntos são tão polêmicos que resolvemos deixar de abordá-los por aqui. Nossas instituições estão irremediavelmente comprometidas por interesses escusos, atropelando processos humanitários ou republicanos, de reconhecimento dos direitos humanos mais elementares. O rolo compressor do projeto autoritário e fascista continua produzindo seus estragos, inclusive envolvendo segmentos de nossa "esquerda" nesta camisa de força. Aliás, nossa esquerda autêntica foi sequestrada por uma esquerda de corte neoliberal, por mais paradoxal que isso possa parecer. Os caras nem escondem mais que estão fazendo esse jogo nojento. 

Mas, voltemos ao Maranhão, terra de grandes oligarquias políticas. No dia de h0je, 14, a Polícia Federal realiza uma mega operação no Tribunal de Justiça do Estado, envolvendo 55 mandatos de buscas e apreensões, por suspeita de um grande esquema de corrupção, integrado por desembargadores e juízes, onde venda de sentenças estariam sendo negociadas mediante vantagens pecuniárias. Circula nas redes sociais as imagens de grandes quantias em dinheiro, além de joias. 

Para aprofundarmos essas discussões, assine o nosso perfil da Privacy, onde desnudamos, sem filtro e sem sacanagens, este e outros temas do cenário político brasileiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário