sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Editorial: Recuo de Marçal. Primeiro turno definido em São Paulo?


Em entrevista recente, o cientista político pernambucano, Antônio Lavareda afirmou que a propaganda televisiva pode ter contribuído para o recuo do empresário Pablo Marçal na última pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Instituto Datafolha. Mas importante que isso, afirma não acreditar numa eventual recuperação do candidato do PRTB, concluindo que o primeiro turno já está definido naquela praça, ou seja, teremos um embate renhido entre Ricardo Nunes e Guilherme Boulos. Com uma vasta expertise no assunto, não seria improvável que Lavareda estivesse certo, sobretudo quando se considera suas ponderações em pronunciamento sobre diagnósticos ou previsões. 

Em Relação a Nunes, por exemplo, afirma o cientista que os dados do Datafolha apenas confirmaram uma expectativa que já havia em torno do crescimento do candidato. Caso se confirme esses bons ventos em relação à candidatura de Ricardo Nunes, como sugere Lavareda, convém observar como igualmente fundamental que Nunes sempre aparece bem num eventual segundo turno, derrotando os seus adversários. Isso significa concluir que o Planalto já deve estar com as  barbas de molho. 

Espera-se sempre um lampejo de lucidez do eleitorado, o que pode sinalizar que talvez esteja ocorrendo em São Paulo. Curioso que o recuo de Marçal, a rigor, não foi nem tão significativo assim, sobretudo se consideramos a margem de erro do Instituto. O candidato caiu de 21% para 19%. Nunes, no entanto, avançou bastante. Foi a 27% das intenções de voto. Conforme afirmamos no início, Lavareda não se arrisca em fazer prognósticos. Ele deve ter mais elementos para concluir que o primeiro turno já está definido em São Paulo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário