quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Editorial: Paulista, uma cidade em ruínas.


Não vamos entrar aqui nos pormenores para não "melindrar", este que é o verbo da moda. Ficamos sabendo a pouco sobre a confusão armada em relação ao PT na cidade de Paulista, cidade localizada na Região Metropolitana do Recife. Ali a eleição foi para o segundo turno e, neste contexto, ocorreu um rearranjo de forças forçado por tal contingência. O candidato do PSDB, Ramos, recebe o apoio da governadora Raquel Lira, como seria natural, ela que se empenhou pessoalmente em apoios a inúmeros candidatos pelo estado. Foi até exitosa neste projeto, uma  vez que o partido ampliou sensivelmente o número de prefeitos no estado. 

Num contexto onde os tucanos não foram bem em nível nacional, a governadora amplia seu capital político. Em São Paulo, por exemplo, o partido não conseguiu eleger um vereador sequer. Pela manhã, o diretório municipal do PT na  cidade, estabeleceu uma moção de apoio ao nome de Ramos. Júnior Matuto, do PSB, foi à Brasília pedir o apoio de Lula ao seu projeto de voltar a gerir a cidade. Salvo melhor juízo, o morubixaba petista gravou um vídeo em apoio ao candidato e a Executiva Nacional da legenda desautorizou o apoio do diretório municipal ao nome de Ramos, fato endossado pela Executiva Estadual do Partido. 

Cidade-Fábrica no passado, Paulista se transformou numa zona onde prevalecem os interesses de grupelhos políticos, sem qualquer viés ideológico, submetidos aos interesses comezinhos, sem o menor senso de espírito público. Questões ideológicas estão longe de estabelecerem os critérios para a formação de alianças políticas. O abandono do Cineteatro Paulo Freire, no centro da cidade, onde outrora funcionava o "Cinema da Companhia", retratado nos nossos romances, está em ruínas, assim como a praça principal e logradouros centrais. É um exemplo da ausência de cuidado dos gestores ao longo de décadas, alguns deles sem a menor credencial para se habilitarem a retornar a gerir a cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário