terça-feira, 29 de outubro de 2024

Editorial: Raquel Lyra: A estrela sobe.

Crédito da Foto: Hesiodo Goes, Folha de Pernambuco. 


Sempre enfatizamos por aqui, quem poderia soerguer o ninho tucano seria o grupo jovem de governadores saídos das urnas das eleições de 2022. Sugere-se que a velha guarda da Mangueira tucana parece que não pensa assim. Tanto isso é  verdade que as velhas raposas continuam dando as cartas na legenda, inclusive com pretensões presidenciais. Em São Paulo, depois de um cisma em torno do apoio ao nome do atual prefeito, Ricardo Nunes, eleito no dia de ontem, 27, os tucanos ficaram sem nada, não conseguindo eleger um único vereador na capital, depois de pagaram um grande mico com a candidatura do apresentador José Luiz Datena. 

Dos três governadores eleitos naquela eleição no ninho tucano, Eduardo Leite e Eduardo Riedel, apenas Raquel Lyra pode ser considerada uma vitoriosa nessas eleições municipais, pois Pernambuco foi onde o partido mais cresceu em número de prefeituras, passando de 5 para 32 prefeitos eleitos. Se considerarmos a eleição de prefeitos aliados ao seu grupo político, este número pode ser ampliado sensivelmente. Superada as dificuldades iniciais, a governadora começa a ver reconhecido os seus méritos, habilitando-se a voos políticos para além das fronteiras do estado, como uma da estrelas mais reluzentes do ninho tucano. 

Apesar de tucana, Raquel tem um bom trânsito com o Palácio do Planalto, para desconforto dos tucanos de bico fino, que desejavam um distanciamento maior. Política tem algumas coisas engraçadas. Estão aconselhando o morubixaba petista a se aproximar mais do centro, como se restasse a Lula outra opção ou se ele já não estivesse construindo este caminho há algum tempo. A feijoada política tem tantos ingredientes que permitiram, por exemplo, que Raquel Lyra apoiasse um nome como o de Mirella Almeida, prefeita eleita de Olinda depois de uma disputa acirrada com o PT, e o Ministro da Pesca, André de Paula, aliado de Raquel, do PSD, partido da prefeita eleita, assegurasse que ela receberia o apoio necessário do Planalto. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário