terça-feira, 2 de maio de 2023

Editorial: Lula se reúne com Lira. PL das fake news pode sair de pauta.



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acaba de sair de uma reunião com o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. A proposta deve sair de pauta, sob o risco iminente de vir a ser derrotada numa eventual votação no plenário de Casa. O fato de não se ter construído um consenso em torno deste assunto, que tanto males está produzindo ao país, diz muito sobre o estágio do ambiente político em que nos encontramos. É neste aspecto que, quando este editor ler algum artigo sobre as "minas golpistas" ainda armadas, não chega a se surpreender. 

A base de sustentação política de Lula é muito frágil. O próprio Lira já o advertiu inúmeras vezes sobre este problema, mas sua margem de manobra é limitada, restringindo-se à liberação de emendas parlamentares e ocupação de espaços na máquina, mesmo com as urticárias de sua base ideológica raiz, que hoje convive, diariamente, despachando em gabinetes aos lado de raposas felpudas do ancien régime. Há uma batalha renhida em jogo, onde o fracionamento do poder, como resultado do nosso presidencialismo de coalizão, impõe o possível antes do desejável.

Lira deve ter tirado o pulso da Casa e percebido que o paciente precisa tomar um antifebril e manter-se em repouso pelos próximos dias, até a febre baixar. A derrota do governo, neste caso, tem muitos significados. Para muito além de uma derrota política, teríamos uma derrota civilizatória, como afirmamos em editoriais anteriores.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário