sexta-feira, 21 de junho de 2024

Editorial: Coronel Mello, ex-Rota, será confirmado como vice de Nunes.



Finalmente, o martelo foi batido sobre o nome que deverá ocupar a vice na chapa de reeleição do prefeito Ricardo Nunes. Ainda existem algumas arestas envolvendo o assunto, mas num jantar que está sendo convocado pelo time de caciques que apoiam o prefeito - que deverá contar com a presença de integrantes dos 11 partidos que compõem a frente ampla - o nome do coronel Mello será sacramentado como vice. Como já havíamos discutido numa de nossas postagem, a entrada do coach Paulo Marçal na disputa, atraindo a atenção de atores políticos identificados com o espectro conservador ou ultraconservador, deu o empurrão necessário para a definição do nome do coronel Mello Araújo. 

Marçal chegou a flertar com um eventual apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. A entrada de Pablo Marçal no jogo atirou Nunes nas cordas da extrema-direita, algo que ele procurava, a todo custo evitar, preferindo uma posição mais centralizada. Não seria improvável que possamos identificar alguns outros rearranjos na disputa, em virtude da entrada de Marçal no jogo. Na última pesquisa de intenção de votos divulgadas sobre aquele pleito, ele já conta com mais de 12% das intenções de voto, um escore nada desprezível para quem entrou na disputa recentemente.

Entre os partidos ainda reticentes, o Solidariedade, o Progressistas e o União Brasil. Ciro Nogueira, Presidente Nacional do PP, já afirmou que estará integrado ao projeto de reeleição do prefeito em qualquer circunstância. Não se esperava outra atitude. Até por osmose ele estaria com Nunes. Por outro lado, os tucanos agora possuem um candidato para chamar de seu, o apresentador José Luiz Datena. Não deixa de ser curioso, no entanto, a ausência de sintonia entre as direções partidárias e seus representantes no Legislativo. Até recentemente os vereadores tucanos preferiam apoiar o nome de Nunes. O mesmo fenômeno ocorre com o União Brasil que, em tese, também teria um candidato próprio, mas fecham com Nunes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário