sexta-feira, 5 de julho de 2024

Editorial: O "passeio" de João Campos no Datafolha.



Saiu mais uma pesquisa do Instituto Datafolha sobre as intenções de voto para as prefeituras em diversas praças do país. No Rio de Janeiro Eduardo Paes(PSD-RJ) mantém a liderança, em São Paulo os dois candidatos que lideram a disputa permanecem rigorosamente empatados, Nunes com 24% e Boulos com 23%, mas, o mais surpreendente mesmo foi a performance obtida pelo prefeito do Recife, João Campos(PSB-PE), que crava 75% das intenções de voto, seria eleito no primeiro turno neste momento, e, possivelmente, este talvez seja o melhor desempenho de um concorrente à prefeitura em todo o país. 

Surpreende nesta pesquisa o desempenho do candidato representante do bolsonarismo, Gilson Machado, que desponta com apenas 6% das intenções de voto, em empate técnico com o candidato oficial do Campo das Princesas, Daniel Coelho(PSD-PE), que aparece com 7% das intenções de voto. As últimas pesquisas realizadas por outros institutos assinalavam um desempenho muito melhor do bolsonarista. Há muitas variáveis aqui envolvidas, até mesmo, na pior das hipóteses, um acerto do Datafolha em relação aos demais institutos ou algum outro viés, como, por exemplo, as metodologias adotadas por cada instituto.  

Muita água ainda vai rolar até o dia 06 de outubro, quando será realizado o primeiro turno daquelas eleições. Por enquanto, João é neve que não derrete, nem sob o calor dos ataques dos opositores, que já começam a prospectar eventuais gargalos que mereceriam ponderações críticas em sua gestão. 

Para aprofundar este e outros temas relativos às eleições municipais deste ano, assine o nosso perfil na Privacy, que pode ser acessado por aqui.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário