Esta é uma das CPMI's mais sérias já conduzidas pelo Legislativo. Em uma delas já tivemos a suspeita de cooptação dos parlamentares por parte dos investigados, o que se constitui numa excrescência, uma vez que votamos para os parlamentares cumprirem sua missão de zelar pelo bem público. A CPMI do INSS, conduzida pela presidência do senador Carlos Viana, e pelo relator, Alfredo Gaspar, se conduz de forma profissional, ética e republicana. A experiência de Promotor Público do deputado Alfredo Gaspar tem sido muito importante neste sentido, esclarecendo a dinâmica da teia de roubalheira que foi montada para roubar os aposentados, mesmo que as testemunhas e investigados convocados mantenham o silêncio, através dos habeas corpus concedidos.
Nos depoimentos de hoje, 23, surgiram dois fatos curiosos. Uma tentativa de estabelecer uma eventual relação de parentesco entre a senhora Thaisa Hoffmann e a Ministra Gleisi Hofmann, da Articulação Política. Esta possibilidade foi completamente rechaçada pelo bancada do PT presente à comissão. Um outro fato que provocou, inclusive, um pedido de desculpas, foi protagonizado pelo atual Ministro da Previdência Social, o pernambucano Wolney Queiroz, que teria supostamente afirmado que a CPMI teria uma certa pirotecnia. Ele, em suas desculpas, afirmou que não se referia à CPMI como um todo, mas a referência se devia ao comportamento de alguns parlamentares. De qualquer forma, trata-se de uma declaração infeliz. Tem coisas que não se dizem.
Mas, para ser sincero, o mais impressionante naquela sessão foi a propaganda gratuita, que chamou a atenção para um prédio luxuosíssimo que está sendo construído em Balneário Camboriú, o Senna Tower. Thaisa Hoffmann, supostamente, teria reservado um dos apartamentos, avaliado em R$ 28 milhões de reais. Este apartamento seria o mais barato entre os apartamentos à venda, num dos prédios mais requintados do mundo. Pelo andar da carruagem política, o rombo no INSS é bem superior ao que foi divulgado, ou seja, R$ 6, 3 bilhões. E o pior é que o roubo continua. Ainda recentemente a Polícia Federal realizou uma operação aqui no Recife.
Nenhum comentário:
Postar um comentário