domingo, 4 de fevereiro de 2024

Editorial: José Dirceu já se movimenta nos bastidores, ensaiando uma volta à ribalta.


O jornal Estado de São Paulo traz, neste domingo, uma longa matéria tratando das movimentações cuidadosas do ex-Ministro da casa Civil do Governo Lula, José Dirceu. Com a erosão das medidas tomadas pela Operação Lava-Jato, a expectativa é a de que o ex-Ministro possa voltar à cena política sem embaraços nas eleições de 2026. Embora observadas com grande resistência por alguns setores do partido, as movimentações de bastidores do ex-articulador político tem sido bem vista pelo morubixaba petista. 

A esta altura do campeonato político, é dado como certo que Lula tentará a reeleição nas eleições presidenciais de 2026, onde o ex-auxiliar poderá desempenhar mais um papel estratégico. Dirceu estaria bastante preocupado com a performance eleitoral obtida pelo oposição nas últimas eleições, assim como com as expectativas de que o grupo possa reproduzir tal êxito nas próximas eleições municipais de 2026, criando musculatura para o Centrão, que não deixa Lula governar com a tranquilidade necesssária. 

Como se sabe, o ex-ministro sempre atuou como um exímio articulador político. Quebrar arestas é com ele mesmo, que atuou como um navio quebra-gelo em tempos idos, institucionalizando o PT, tornando possível o sonho de fazer de Lula presidente da República. Neste movimento atual, já teria conversado com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad e com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Dirceu poderia tentar uma cadeira de Deputado Federal nas eleições de 2026, caso tudo ocorra como seus advogados preveem. 

Ciente da importância estratégica de São Paulo, Dirceu já trabalha nos bastidores com o propósito de ajudar a candidatura de Guilherme Boulos e Marta Suplicy. O que não falta são as missões espinhosas por aqui, como a resistência de algumas alas da legenda em digerir a volta de Marta Suplicy à legenda, assim como o apoio do partido ao nome de um representante do PSOL. Como ninguém se perde no caminho de volta, Marta Suplicy fez juras de amor à sua antiga agremiação política, mas alguns petistas não esquecem o que ocorreu no verão passado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário