sábado, 5 de outubro de 2024

Editorial: Nuvens cinzentas para o PT nessas eleições.



Hoje o presidente Lula fez uma última tentativa no primeiro turno de garantir a presença de Guilherme Boulos no segundo turno das eleições em São Paulo. Hoje o líder petista participou de uma carreata de campanha do psolista em São Paulo, juntamente com a esposa. Era uma questão de honra para o PT vencer naquela praça, mesmo sabendo do ventos desfavoráveis à legenda em todo o país. Esta pedra foi cantada desde as últimas eleições presidenciais, onde o partido encontrou muitas dificuldades, permitindo à direita avanços significativos no Legislativo, dificultando a vida da boa governança no terceiro mandato do morubixaba petista. 

A onda de extrema direita que varre o continente europeu já chegou por aqui faz algum tempo. O PT perdeu o norte das narrativas e enfrenta sérios problemas na condução da política econômica. Caiu na armadilha de disputar espaço com a extrema direita na pauta de costumes, sacramentando seu definhamento. Mesmo antes do dia 06, amanhã, a direita e os grupos conservadores já estavam antevendo um malogro do partido nessas eleições. Em São Paulo, Boulos vai para os segundo turno disputando com um candidato disposto a tudo para alcançar seus objetivos, mas com um grande potencial de atrair setores conservadores do eleitorado. Aliás, o bolsonarismo raiz ele já atraiu, a julgar pelos últimos movimentos, o que também significa que o os votos de Nunes podem migrar para ele. O eleitor de Nunes pode votar em Pablo Marçal. Dificilmente votaria em Guilherme Boulos.  

Aqui em Pernambuco, um outro percalço, desses bem emblemáticos, tratado por aqui como a Batalha dos Guararapes. Fazíamos referências à época disputa pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, o segundo colégio eleitoral do estado. Ali, os petistas da terra, com ligações com o Planalto, empreenderam todos os esforços para alavancar a candidatura de Elias Gomes, que já havia administrado o município no passado. Pela pesquisa do Instituto Exatta, publicada no dia de hoje, 05, o candidato Mano Medeiros, que concorre pelo PL, pode liquidar a fatura ainda no primeiro turno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário