terça-feira, 8 de outubro de 2024

Editorial: Bolsonaro deve participar da campanha de segundo turno na Paraíba.



A expectativa era a de que a campanha política para a Prefeitura de João Pessoa pudesse ser encerrada ainda no primeiro turno. Desde o início, o atual gestor, Cícero Lucena(PP-PB), que conta com o apoio de setores progressistas, como o PSB do governador João Azevedo, liderou todas as pesquisas de intenção de voto. Outra surpresa foi a arrancada de Marcelo Queiroga(PL-PB), já na reta final, superando o candidato do Podemos, Rui Carneiro. Difícil dimensionar o estrago que a prisão da primeira-dama, Lauremília Lucena, teria produzido na campanha de Cícero Lucena. 

Adianto que este fato foi muitíssimo explorado durante os debates que antecederam o pleito. O caso é bastante preocupante e, no nosso entendimento, externado dias antes do pleito, não poderia deixar de produzir seus na campanha do marido, que tenta a reeleição. Ao considerarmos esses efeitos, mesmo com uma larga vantagem de votos em relação ao bolsonarista, sugere-se um equilíbrio de forças nesta reta final de campanha de segundo turno. Ex-Ministro da Saúde durante o período nevrálgico da pandemia da Covid-19, Marcelo Queiroga tem um grande prestígio junto ao capitão Bolsonaro e assegura que eles estarão juntos nesta campanha de segundo turno. Restaria, tão somente, ajustar os procedimentos de agendas, uma vez que Bolsonaro deverá assumir outros compromissos pelo país afora. 

A direção do PT local já declarou que estará marchando ao lado do prefeito Cícero Lucena. Aliás, desde o início da campanha, setores do partido defendiam esta tese. A direção nacional da legenda é que resolveu bancar uma candidatura própria, incorrendo no mesmo equívoco em Belo Horizonte, com Rogério Correia, que não conseguiu decolar. O senador Humberto Costa descartou completamente a possibilidade de o presidente Lula participar da campanha do segundo turno no estado da Paraíba. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário