pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O peso da idade de Lula será explorado pela oposição em 2026.
Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Editorial: O peso da idade de Lula será explorado pela oposição em 2026.



Assim como ocorre nos Estados Unidos em relação ao candidato Joe Biden, que teve dificuldades no debate que travou com o republicano Donald Trump, não seria improvável que a oposição explore, nas eleições de 2026, o peso da idade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na realidade, por uma série de fatores, o ideal mesmo seria que as forças do campo progressista construíssem uma opção ao presidente, que deve ter sido sincero ao afirmar, quando assumiu o governo pela terceira vez, que, concluído o mandato, iria descansar. 

A grande questão é que tal opção nunca foi pensada. Enquanto pululam nomes no campo conservador e de direita dispostos a se habilitarem ao cargo, na esquerda as únicas opções se resumem a Lula ou Lula. O que existe de fato é uma  briga intestinal, com este propósito, no núcleo duro petista, que só tem produzido consequências danosas ao andamento do governo. É fogo amigo. É puxação de tapete, são tessituras e armadilhas de bastidores. O repertório é grande, embora Lula tenha sinalizado que ainda estará no páreo, se esta for a única opção de impedir que os aloprados voltem.  

Lula tem cuidado bem da saúde, exercita-se regularmente, faz os exames de rotina. O articulista e consultor da revista Veja, Thomas Traumann, em artigo no site daquela revista, observa que, assim como está ocorrendo nos Estados Unidos, é quase certo que a oposição explore esta condição de idade avançada de Lula durante aquelas eleições, caso ele esteja no páreo. Aliás, alguns petardos já teriam sido disparados neste sentido. Assine nosso perfil do Privacy, onde discutimos esses e outros temas da política nacional. Será um prazer enorme encontrá-lo por ali. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário