pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O balão de ensaio da candidatura presidencial de Flávio Bolsonaro.
Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Editorial: O balão de ensaio da candidatura presidencial de Flávio Bolsonaro.


Sabia-se que, sob os olhares dos setores conservadores de nossa sociedade, a candidatura do senador Flávio Bolsonaro não soava muito convincente. Como já havíamos afirmado antes, esses setores já haviam "verificado" outros nomes. O bolsonarismo "queimou o filme" no que concerne ao nosso sistema político. Não vamos aqui nem entrar nos detalhes para não melindrar, mas há figuras proeminentes identificadas com o bolsonarismo que estão cumprindo pena por atentarem contra as instituições democráticas do país. Bolsonarismo é sinal de encrenca. Os jornais de hoje trazem algumas possíveis explicações acerca de um pronunciamento recente do senhor Flávio Bolsonaro acerca da fragilidade de sua pré-candidatura, quando ele afirmou que poderia desistir da mesma consoante o que fosse oferecido. Uma declaração das mais infelizes. 

Nem ele esta convencido de sua candidatura, o que se traduz num péssimo indicador. Os jornais apontam que a reação reticente do Centrão aliada à performance dos demais oponentes dentro do campo conservador, teriam sido os motivos pelos quais Flávio Bolsonaro demonstra insegurança sobre a sua pré-candidatura. O grande projeto de Flávio, na realidade, é a candidatura ao Senado Federal por São Paulo. Sempre foi este o projeto. Seu nome como candidato presidencial já nasce sob o signo do "improviso". Tem tudo para não dá certo. Um conselheiro político pernambucano, em conversa com o sanador, teria sugerido a ele que enfatizasse em sua pré-campanha apenas o nome de Bolsonaro. Seria um Bolsonaro presidente. 

Ele provavelmente deve desistir da candidatura e, se o bolsonarismo desejar mesmo continuar influindo sobre destino político do país, terá que se contentar em apoiar um outro nome, menos identificado com o bolsonarismo mais radical. No radar da Faria Lima, nomes como o do governador Tarcísio de Freitas, Ratinho Junior, Ronaldo Caiado e Romeu Zema continuam como opções melhores. A exigência de Flávio Bolsonaro muito provavelmente está relacionada ao projeto de anistia amplo, geral e irrestrito. Uma cobrança pesada, uma vez que o mesmo sistema político que repele o bolsonarismo não concorda com o projeto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário