pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Começa o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro e torná-lo inelegível.
Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de abril de 2024

Editorial: Começa o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro e torná-lo inelegível.



Se depender das hordas petistas que atuam nas redes sociais, o senador Sérgio Moro já estaria com o seu mandato cassado e inelegível para o resto da vida. Começa hoje, no Paraná, o julgamento que definirá o destino do ex-juiz da Lava Jato, senhor Sérgio Moro. Pelo andar da carruagem jurídica, de fato, o senador corre, sim, o risco de ter seu mandato cassado. Aparentemente esta é a tendência, diante dos fatos arrolados. Pelo sim, pelo não,  sua esposa Rosângela Moro, que se elegeu Deputada Federal por São Paulo, já teria transferido seu domicílio eleitoral para o Estado do Paraná, segundo dizem, com o propósito de concorrer à vaga ao Senado aberta com uma eventual cassação do marido. 

A transferência de domicílio de sua esposa, como se sabe, gerou uma outra confusão político\jurídica, pois existe uma penca de pretendentes à vaga eventualmente deixada pelo senador. A briga é feia e ninguém se entende por aqui. Até a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, chegou a ter seu nome cogitado para a disputa, mas foi desautorizada pelo PL. Pelo lado do Governo Lula, uma candidatura da Deputada Federal Gleisi Hoffmann poderá suscitar a velha rinha entre petistas e bolsonaristas na disputa dessas eleições excepcionais. 

Além da encrenca jurídica, o senador também apresenta algumas dificuldades no campo político, uma vez que, na condição de juiz da Lava Jato, entrou em rota de colisão com o mundo político, daí ser considerado improvável que ele consiga reverter uma decisão desfavorável ao seu mandato no Senado Federal. O mais grave é que, neste caso, ele pode se tornar inelegível, além de perder o foro privilegiado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário