pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Paulo Pimenta avalia atuação da extrema-direita no Rio Grande do Sul.
Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Editorial: Paulo Pimenta avalia atuação da extrema-direita no Rio Grande do Sul.


Paulo Pimenta utiliza suas redes sociais para, de alguma forma, comunicar as ações do Governo Federal no Rio Grande do Sul. Se os problemas daquele Estado se resumissem às intempéries naturais, mesmo com todas as dificuldades, ainda assim teriam maiores possibilidades de serem contornados. O grande problema mesmo são as intempéries políticas, capazes de produzir estragos ainda maiores do que os provocados pelas chuvas na região. Em sua avaliação, existem três abordagens distintas no tocante aos problemas ambientais e sociais enfrentados por aquele Estado. 

A primeira abordagem está diretamente relacionada ao trabalho de boicote realizado por setores conhecidos de nossa oposição, que espalha fake news constantemente, com o propósito de desacreditar as ações do Governo Federal no Estado. A segunda linha é de corte neoliberal, propositora de soluções com o mínimo de participação do Estado, entregando essas ações de preferência à iniciativa privada, contraindo financiamentos de organismos internacionais. 

A terceira linha é a que ele incorpora, representando as ações do Governo Federal naquele Estado, com uma série de políticas públicas já anunciadas para o enfrentamento do drama social vivido pela população, envolvendo amplos setores do Governo. Infelizmente, nem em momentos assim, há uma trégua entre Governo e Oposição. Desgastar o Governo Federal tornou-se a linha de atuação de setores da Oposição. Os investimentos do Governo naquele Estado são comemorados apenas como prenúncio de consequências graves para um orçamento público já bastante combalido, amplificando as dificuldades do Planalto. Tenho um certo cuidado e reticência em usar o termo extrema-direita por aqui, mas, neste caso, também aqui o Paulo Pimenta tem lá suas razões.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário