pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Capitão Wagner lidera as pesquisas para a Prefeitura de Fortaleza. Reflexo do "Voto Xerifão"?
Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Editorial: Capitão Wagner lidera as pesquisas para a Prefeitura de Fortaleza. Reflexo do "Voto Xerifão"?



O "Voto Xerifão" é um neologismo criado por este editor, que pode identificar uma tendência do eleitorado nessas últimas eleições, conforme explicamos por aqui. Trata-se de uma hipótese que precisa ser melhor investigada, naturalmente. Nada de muito conclusivo em torno do assunto. Por outro lado, a julgar pelo andar da carruagem política, não seria improvável que estejamos corretos em torno do assunto. Desde já, cobramos os direitos autorais. 

Brincadeiras à parte, vamos ao que interessa e comecemos pelos dados técnicos da pesquisa do Instituto Datafolha sobre a corrida eleitoral na capital do Ceará. A pesquisa do Instituto foi realizada entre os dias 24 e 26, ouviu 644 pessoas da capital, está registrada no TSE sob o número CE-01909\2024, com margem de erro de 4 p.p, e índice de segurança ou confiabilidade de 95%. A pesquisa traz a liderança do Capitão Wagner, do União Brasil, um ilustre representante raiz do bolsonarismo, que já vem dando dor de cabeça aos segmentos progressistas do Estado há algum tempo. 

Como é do conhecimento dos leitores, tais segmentos andam às turras faz algum tempo, facilitando o trabalho da extrema-direita naquela praça. A briga envolve até irmãos de sangue, como se sabe, e não precisamos entrar nos detalhes mais escabrosos por aqui. Por outro lado, os representantes do campo conservador e de direita também alimentam lá suas rusgas, principalmente em razão da primazia de contar com o apoio do capitão Bolsonaro como padrinho político, como é o caso do próprio capitão Wagner e do Deputado Federal André Fernandes, do PL, que também disputa aquelas eleições. 

Ainda é cedo para tirarmos conclusões mais definitivas sobre o franco favoritismo de um dos candidatos naquelas eleições, uma vez que o segundo pelotão encontra-se tecnicamente empatado, dentro da margem de erro do instituto. Eis os números: 

Capitão Wagner( União Brasil)   33%

José Sarto( PDT)    16%

André Fernandes(PL)   12%

Evandro Leite(PT)   9%

Célio Studart(PSD)  8%

Eduardo Girão (Novo)   5%

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário