pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Janja recomenda a Lula ler os discursos e não falar de improviso.
Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Editorial: Janja recomenda a Lula ler os discursos e não falar de improviso.



Algo sugere que Lula gosta mesmo é de falar de improviso. Ainda este ano, durante a cerimônia de anúncio da construção do Túnel do Guarujá, com a presença de autoridades públicas como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o presidente fez um longo discurso de improviso, lembrando, inclusive, o tempo em que o governador serviu ao Governo da ex-presidente Dilma Rousseff. O entusiasmo da plateia foi tanto, que alguém gritou, sugerindo que o governador, um bolsonarista convicto, voltasse ao PT.  Não é mais novidade para ninguém que o presidente Lula vem cometendo algumas derrapagens verbais, suscitando polêmicas que poderiam ser evitadas. 

Isso já ocorreu até mesmo quando ele lê o discurso, o que sugere que a sua equipe de ghost writers também é um pouco responsável por tais derrapagens.  Nessa época de identitarismo neoliberal todo o cuidado é pouco. Alguns palavras e expressões simplesmente não podem ser verbalizadas, muito menos ainda escritas, como é o caso de "esclarecer", "samba do crioulo doido", "meia tigela", "gordinho". Existe, salvo melhor juízo, até um index apontando as palavras e expressões proibidas. Isso tem gerado muitas polêmicas. Alguns consideram haver algum exagero por aqui. Hoje você não pode se referir a "escravos", mas "escravizados", tudo no sentido de ser correto com os descendentes da raça negra, nossos irmãos africanos.  

Pessoas portadoras de algum distúrbio mental ou físico é algo que precisa ser tratado com todo o cuidado possível, evitando as lacrações inevitáveis a até coisas mais graves. Quando estamos tratando do lugar de fala de um Presidente da República, então, o fato toma uma dimensão gigantesca.  Neste sentido, é perfeitamente compreensível que a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja,  tenha recomendado ao presidente que, principalmente em tais ocasiões, leia o discurso, não fale de improviso, evitando eventuais derrapagens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário