pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: A polêmica em torno da demissão de um museólogo.
Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Editorial: A polêmica em torno da demissão de um museólogo.



Há algum tempo este editor perdeu as ilusões em torno desta questão de "afinidades" ideológicas. Setores expressivos e influentes do PT, por exemplo, já estão à direita da esquerda brasileira. Aqui em Pernambuco, Recife em particular, existe uma espécie de esquerda pé na jaca, para quem os projetos pessoais  e os quinhões foram assegurados na burocracia da máquina pública e era isso apenas o que interessava. A picanha e o Whisky deles estão assegurados e isso é o quanto importa. Alguns deles continuaram servindo ao bolsonarismo em passado recente, sem quaisquer encargo de consciência ideológica pesado. Há um grupo ligado à área de educação que reúne desde macielistas renhidos até pseudo paulofreirianos, que se utilizam do nome do honrado educador pernambucano como escudo ético para se protegerem.   

Causa estranheza, portanto, uma série de manifestações em torno da demissão de um museólogo do cargo de confiança que ocupava, sob a alegação de ausência de afinidades políticas com o atual governo. Este museólogo é um dos atores mais respeitados em seu campo de atuação, atingindo, quem sabe, o topo da legitimação em sua área, para usarmos um raciocínio a a partir do sociólogo francês, Pierre Bourdieu. Méritos acadêmicos não lhes faltam. Inclusive, do ponto de vista pessoal, trata-se de um exemplo de superação e determinação. Afastá-lo sob o argumento de ausência de afinidades ideológicas, portanto, soa estranho, sobretudo se entendermos que, se adotássemos tal critério, cabeças bolsonaristas rolariam em Brasília. O Secretário-Executivo de um dos 39 ministérios foi Ministro Interino do Desenvolvimento Regional do Governo Bolsonaro. 

Pesa a seu favor o fato de ter ocupado cargo relevante em Brasília, por ocasião de um dos governos petistas, numa gestão que foi considerada uma verdadeira divisão de águas na área, ainda sob a batuta do cantor Gilberto Gil como Ministro da Cultura. Diante dos exemplos expostos acima, o que, afinal, significa essa tal de afinidades ideológicas ou políticas? Sugere-se que se fizermos alguma clivagem por aqui pode-se incorrer na possibilidade do cometimento de injustiças, que é o que parece que pode estar ocorrendo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário