pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Governo se prepara para a "guera" do 07 de setembro.
Powered By Blogger

terça-feira, 5 de setembro de 2023

Editorial: Governo se prepara para a "guera" do 07 de setembro.



No dia ontem, o Governo Lula anunciou que irá mobilizar um contingente expressivo do Exércit e da Guarda Nacional para evitar eventuais distúrbios nas comemorações do dia 07 de setembro. Nunca se sabe o que se pode esperar das hordas bolsonaristas espalhadas por todo o país. Em princípio, o protesto dos bolsonaristas vai na linha do #FiqueEmCasa, mas, tal campanha pode ser apenas uma meneira de disseminar fake news para desmobilizar eventuais medidas preventivas e protetivas do Governo. Na dúvida, melhor não descuidar. O Governo tem tomados medidas pontuais para evitar apupos e constrangimentos ao presidente Lula durante as cerimônias na capital federal, assim como medidas de segurança efetiva em todo o país. Estima-se que 17 mil homens do Exército serão mobilizados.  

A data sempre foi bastante emblemática para os bolsonaristas, que  aproveitam a ocasião para grandes mobilizaões populares, algumas delas até com conotações pouco democráticas, reunindo hordas de seguidores por todo país, com uma forcinha dos evangélicos, que sempre estiveram mais afinados com o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Numa dessas ocasiões, foram dirigidos impropérios às autoridades do Supremo Tribunal Federal, num contexto sensivelmente preocupante. É bom que se diga que os bolsonaristas nunca baixaram a guarda. Não perdem a oportunidade de provocarem o Governo do presidente Lula, atuando em suas eventuais fragilidades, como mais recentemente, diante dos protestos de prefeituras que tiveram reduzidos os valores dos repasses do Governo Federal. 

A articulação política do Governo Lula age com um trator para cooptar os parlamentares da oposição, mais suscetíveis aos apelos de cargos e verbas. Trata-se de uma grande armadilha, como já frisamos em momento anterior, mas está dentro das possibilidades possíveis no escopo do nosso presidencialismo de coalizão. Há parlamentares entrando no jogo sem, sequer, contar com a autorização da legenda. União Brasil, Progressistas e Republicanos já adquiriram o ingresso para a Esplanada dos Ministérios. O PL ainda resiste. Seu Presidente Nacional, Valdemar da Costa Neto, que já foi petista roxo, antecipa que quem aderir será expulso daquela agremiação política.   

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário