pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Gilberto Kassab no Canal Livre.
Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Editorial: Gilberto Kassab no Canal Livre.



Fazia algum tempo que não ouvíamos uma entrevista tão densa sobre conjuntura política. O entrevistado de ontem, dia 03, no Programa Canal Livre, da Rede Bandeirantes, foi o grande vencedor das últimas eleições municipais, o Presidente Nacional do PSD, Gilberto Kassab, hoje um dos homens mais hábeis no traquejo do tabuleiro do xadrez da político nacional. Vários temas foram abordados durante a sua entrevista, tornando-se impossível tratarmos aqui de todos por ocasião de um simples editorial. Dois desses temas, porém, podemos fazê-lo. 

Um deles diz respeito à propalada polarização da política nacional que, a julgar pelo resultado das últimas eleições municipais - onde o centro foi o grande vencedor - indica uma saturação do eleitorado brasileiro no tocante a este assunto. Essa tendência tem várias indicações, inclusive quando se cogita nomes e estratégias visando as eleições presidenciais de 2026. O cientista político pernambucano, Antônio Lavareda, durante uma entrevista à Revista IstoÉ, também enfatizou essa questão como uma das lições deixadas do último pleito, inclusive contrariando algumas previsões de especialistas. Os petistas que torcem por uma nova disputa polarizada, de preferência com o capitão do outro lado, podem ir colocando as barbas de molho. 

Um outro dado interessante que trazemos aqui diz respeito a uma eventual migração da tucana pernambucana, a governadora Raquel Lyra, para o PSD de Gilberto Kassab. Procurado, Kassab silencia sobre o assunto, mas isso faz parte do jogo. O convite é bem antigo e Raquel já acomoda em seu governo pessoal do PSD. Um aviso aos navegantes. Kassab tem um ótimo trânsito com os tucanos e, respondendo a uma pergunta do jornalista Fernando Mitre e ele admitiu que, sim, o PSD está assumindo o papel daquilo que já foi o PSDB no passado. Se confirmada, a guinada de Raquel Lyra, portanto, não seria nada radical assim, indicando, na realidade, possíveis arranjos que a aproximam cada vez do Palácio do Planalto, uma vez que a tendência do Governo Lula3, acossado pelas urnas, tenderia a estreitar ainda mais os laços políticos com partidos como o PSD.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário