pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: A debacle dos tucanos no seu ninho mais emplumado.
Powered By Blogger

sábado, 7 de setembro de 2024

Editorial: A debacle dos tucanos no seu ninho mais emplumado.


Somente depois do final das eleições de outubro seria possível  fazer uma avaliação mais consistente sobre o desempenho dos partidos no pleito. Os tucanos jogam todas as suas fichas na construção de um perfil ou opção partidária que se contrapõe à polarização política, hoje representada pelos bolsonaristas, de um lado, e do lulismo, do outro lado. Assim como ocorreu em eleições passadas, a tendência hoje é que se confirme a tendência de crescimento da direita e da extrema-direita no país. Há uma tendência mundial neste sentido, principalmente depois que as forças do campo progressista foi aprisionado pelo identitarismo e a política foi subjugada pela economia da atenção. 

Um caso emblemático é o de São Paulo, onde eles fizeram uma aposta no apresentador José Luiz Datena, mas as sinalizações não são alvissareiras. O próprio apresentador admite que tentaria ocupar o espaço entre as candidaturas de Guilherme  Boulos(PSOL-SP) e de Ricardo Nunes(MDB-SP), mas surgiu a figura de Pablo Marçal(PRTB-SP), que passou a disputar com Nunes e Boulos  a preferência do eleitorado paulista, jogando o apresentador para uma situação francamente desfavorável nas pesquisas de intenção de voto, conforme se verifica pelos dados divulgados recentemente pelos Instituto DataFolha, posteriormente confirmado pelo Paraná Pesquisas. José Luiz Datena definha nas pesquisas. 

O apresentador cometeu alguns equívocos ao longo deste início de campanha, mas tais equívocos estão longe de explicar esse debacle. Conforme afirmamos antes, impossível se avaliar o desempenho de um partido apenas com os números desfavoráveis num determinado colégio eleitoral. Em São Paulo em particular, os analistas políticos consideram improvável uma recuperação do tucano recém chegado ao ninho. São Paulo, no entanto, tem um peso simbólico para os tucanos. Ali, durante anos, eles mantiveram o seu ninho mais emplumado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário