pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Uma semana de pesquisas sobre a disputa pela Prefeitura de São Paulo.
Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Editorial: Uma semana de pesquisas sobre a disputa pela Prefeitura de São Paulo.



Não surpreenderia a ninguém as razões que levaram o candidato Pablo Marçal, do PRTB, a El Salvador. O presidente do país, Nayib Bukele, passou a ser uma espécie de guru da extrema-direita, principalmente em razão dos seus métodos radicais de enfrentamento da violência naquele país. Marçal chegou tarde ao evento da Paulista, tentou subir ao palanque, mas teria sido barrado pelos organizadores. O fato produziu uma faísca na relação entre o candidato e o ex-presidente Jair Bolsonaro. As relações estavam bem melhores entre ambos, suscitando, até mesmo, a possibilidade de um apoio discreto. 

E, por falar nas eleições paulistas, aguarda-se para esta semana a divulgação de quatro pesquisas sobre o pleito. Os institutos Datafolha, Paraná Pesquisas, Quaest e Atlas já confirmaram a realização desses levantamentos. Por enquanto, o jogo encontra-se completamente embolado, registrando um empate técnico renitente entre os principais competidores, Nunes, Marçal, e Boulos. A expectativa é que essas pesquisas possam indicar a consolidação de algum dos nomes acima, assim como, numa hipótese menos provável, uma mudança de cenário para as candidaturas de Tabata Amaral, do PSB, ou do apresentando José Luiz Datena, do PSDB.  

Aqui e ali esboça-se um lampejo de lucidez no eleitorado paulista no tocante às próximas eleições municipais. À medida em que um dos candidatos torna-se mais conhecido, mas ampliam-se seus níveis de rejeição. O corte que precisa ser feito é exatamente este e não aqueles, que dão milhões de visualizações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário