pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Amplia-se a crise entre os Três Poderes.
Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Editorial: Amplia-se a crise entre os Três Poderes.


O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, sob o argumento da inconstitucionalidade da votação que preservou o mandato da deputada Carla Zambelli, determinou que o Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, casse o mandato da deputada em 48 horas e efetive o seu suplente no cargo. Neste momento, sua decisão passa pelo crivo da Primeira Turma do Supremo, que geralmente referenda as decisões tomada pelo Ministro Alexandre de Moraes. A deputada deve mesmo ter o seu mandato cassado. Por outro lado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria sido informado que será complicado recuar o PL da Dosimetria quando de sua apreciação pelo Senado Federal. 

O presidente já sinalizou que poderá vetar, uma vez que o ex-presidente Jair Bolsonaro deve pagar pelo que fez. Jair Bolsonaro está bastante enfermo. Estuda-se hoje alternativas para o cumprimento de sua pena, uma vez que as prisões convencionais não oferecem as mínimas condições para que ele possa ficar detido ali. Na sede da PF, por exemplo, ele se recusa até a receber a alimentação fornecida. Hoje, 12, especulou-se a possibilidade do cumprimento da pena na Papudinha, onde se encontra o ex-Ministro da Justiça do seu Governo, Anderson Torres. Hoje a imprensa enfatiza um eventual acordo preliminar onde ficara estabelecido que a deputada Carla Zambelli deveria mesmo perder o mandato. Faltou combinar, então, com os parlamentares de oposição. 

Não há mais crise, mas, na realidade, um ponto sem retorno entre os Três Poderes da República, o que vem contribuindo para as enormes dificuldades de governabilidade. O pior é que ninguém parece disposto a ceder, enquanto o cabo de guerra mantém-se retesado. A não cassação do mandato da deputada Carla Zambelli foi enormemente comemorada pela bancada de oposição. Vocês podem imaginar a pressão que será exercida contra Hugo Motta no sentido de não acatar a determinação da Suprema Corte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário