pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: CPMI do INSS fica sem acesso aos dados do Banco Master.
Powered By Blogger

sábado, 13 de dezembro de 2025

Editorial: CPMI do INSS fica sem acesso aos dados do Banco Master.


Os escândalos financeiros no país são recorrentes, levando-nos sempre a meditar sobre uma máxima do saudoso Millôr Fernandes, quando o escritor afirmava que, quando estivéssemos diante da notícia de um assalto a banco, convinha se perguntar se era de fora para dentro ou de dentro para fora. Sugere-se que estamos diante de um escândalo de dentro para fora, uma vez que milhões de investidores foram lesados. De há muito já se sabia que as vantagens oferecidas pelo banco aos investidores estavam fora da realidade financeira possível. Sabe-se até que servidores de carreira da Caixa Econômica Federal teriam sido penalizados ao recomendarem, tecnicamente, que o banco estatal não deveria fazer investimentos naquela instituição. 

Depois que o escândalo estourou, medidas estão sendo tomadas, como uma decisão de um membro do STF no sentido de impor sigilo aos dados, concentrando as investigações apenas na Suprema Corte. Hoje, dia 13, tanto o presidente da CPMI do INSS, o senador Carlos Viana, quanto o relator, o deputado federal Alfredo Gaspar, protestaram contra a medida, uma vez que ela prejudica sensivelmente os trabalhos da comissão. De fato sim. No início do próximo ano, a CPMI do INSS pretende - ou pretendia? - abrir a caixa preta das instituições bancárias com o objetivo de investigar os famigerados empréstimos consignados, que prejudicaram milhões de aposentados e pensionistas. Em alguns casos, eles sequer haviam autorizados as transações. 

Pelo andar da carruagem política, percebe-se nitidamente uma preocupação, supostamente externada por membros das força de investigação sobre o escândalo do Banco Master, sugerindo se o sistema suportaria tal investigação. Algo sugere que não. Até este momento, a CPMI do INSS já revelou um dos maiores escândalos de corrupção do país. Isso somente em relação às entidades picaretas forjadas apenas para receber os descontos nos contracheques dos velhinhos. Esta CPMI talvez possa ser  elencada como uma das mais importantes criados no Legislativo brasileiro nas últimas décadas. Trata-se de um trabalho conduzido com muita seriedade. Esbarra-se, no entanto, em situação como esta descrita acima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário