pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: 1\3 do eleitorado paulista ainda não consolidou o seu voto.
Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Editorial: 1\3 do eleitorado paulista ainda não consolidou o seu voto.



O jornalista Josias de Souza, através de sua coluna do portal UOL|Folha chama a atenção para um dado nada desprezível no contexto da disputa acirrada da eleição para a Prefeitura de São Paulo. Nada menos de 1\3 do eleitorado ainda não está absolutamente seguro sobre o seu voto. 2\3 deles é torcida organizada e não mudaria o seu voto de jeito nenhum. O dado põe mais incertezas sobre o desfecho do pleito na capital paulista, abrindo a possibilidade, inclusive, de uma eventual arrancada de algum azarão na reta final. Pablo Marçal demonstrou grande resiliência e mostrou que não estava morto. 

Nas últimas pesquisas, ele que se supunha estacionado entre 19 e 21%, chegou a cravar 26,9% no Instituto Futura, acima dos percentuais de Guilherme Boulos e rigorosamente empatado com Ricardo Nunes, indicando que o segundo turno é uma avenida aberta. Tabata Amaral vem numa curva ascendente nas últimas pesquisas. Melhora seus índices em todos os institutos. Ontem comentamos por aqui que se tivéssemos mais uma semana de campanha não seria surpresa que ela alcançasse o pelotão da frente. Tabata tem cara de esquerda e perfil conservador, o que pode atrair tantos eleitores à direita quanto à esquerda do espectro político. De sobra, as mulheres, principalmente as indignadas com os escorregões verbais de Pablo Marçal no último debate. 

E, por falar em debate, o último deles, o de logo mais na Rede Globo, pode exercer alguma influência nesta dinâmica competitiva. Uma pena que, mesmo diante dos acertos da organização do debate do grupo UOL\Folha, os demais veículos mantenham as regras de engessamento, que, quase sempre não permitem que os concorrentes completem seus raciocínios, tornando o processo demasiadamente burocrático, vale dizer chatos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário