pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Os problemas do PT nas próximas eleições municipais.
Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Editorial: Os problemas do PT nas próximas eleições municipais.



O Planalto aguarda, naturalmente com grande expectativa, o resultado das próximas eleições municipais, programadas para o próximo dia 06, domingo. A luz amarela já acendeu há algum tempo por ali. As perspectivas não são nada otimistas, a julgar pelo andar da carruagem política. Outro dia, uma matéria nos chamou muito a atenção. Elmar Nascimento, do União Brasil baiano, havia feito o "L" e estaria engajado na campanha do PT no estado. Com os nossos botões, andei refletindo sobre o que não seria possível na política, posto que Elmar, candidato do União Brasil à Presidência da Câmara dos Deputados, é um desafeto figadal dos morubixabas petistas naquele estado. Uma vela para Deus e outra para o Diabo, pois sabe-se lá com quem ele, de fato, poderá contar naquele jogo intrincado que é a sucessão naquela Casa.  

As contingências das próximas eleições na Câmara dos Deputados poderia ter provocado esses movimentos contraditórios. Fomos checar a matéria e descobrimos que, na realidade, tratava-se não da eleição em Salvador - um dos casos onde o PT já jogou a toalha - mas numa cidade do norte do estado, onde a candidata da legenda, Lurdinéia do Zé Branco ainda teria alguma chance. Elmar procura construir pontes entre os parlamentares do PT no estado, evitando arestas ou ruídos nos arranjos palacianos em apoio à sua candidatura. 

Salvador, conforme afirmamos, é uma dessas capitais onde o partido deverá ter um resultado pífio nas urnas. Bruno Reis, do União Brasil, deverá vencer as eleições ainda no primeiro turno. Em João Pessoa, o candidato da legenda, Luciano Cartaxo, também não decolou. Em Belo Horizonte, o PT deixou de fazer uma aliança com um candidato com alguma chance, o Fuad Noman, do PSD, atual gestor, optando por partir para a aventura da uma candidatura própria, a do deputado federal Rogério Correia, que hoje pontua apenas com 5% das intenções de voto, sem qualquer chance de virar o jogo, num dos colégios eleitorais emblemáticos para o projeto eleitoral da reeleição do morubixaba Luiz Inácio Lula da Silva, em 2026. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário