pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Disputa acirrada em Fortaleza.
Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Editorial: Disputa acirrada em Fortaleza.



Seguramente, em nenhuma outra disputa de capitais neste segundo turno o páreo está tão equilibrado quanto em Fortaleza, onde os candidatos André Fernandes, do PL, e Evandro Leitão, do PT, estão rigorosamente em empate técnico, conforme pesquisa divulgada no dia de ontem pelo Instituto Real Time Big Data. Os dirigentes do PT já estão naquela fase de arrumar os cacos, tentar limpar a casa e oxigenar as medidas daqui para frente. Fala-se em ajustes na economia para conter a sangria do déficit público; minirreforma ministerial; mudanças na comunicação institucional e, possivelmente, um daqueles grandes encontros para se discutir o que houve ou onde erramos. Um dirigente da legenda fala em excesso de otimismo. Não foi nada disso.  A tolha já foi jogada. 

O último bastião é o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, onde uma virada improvável poderia salvar a honra da legenda nessas eleições municipais. Não à toa, a legenda está carreando expressivo aporte de recursos para o candidato. Não seria por este motivo que o psolista deixaria de ser exitoso. Diante do apagão, declarações de autoridades federais estão produzindo frisson na relação entre o PSD, o Governo Federal e o staff político do candidato Ricardo Nunes, que não acredita que o temporal seja suficiente para abalar sua diferença de 22 pontos sobre o psolista, de acordo com o Datafolha

Conforme já se presumia, a direita conseguiu integrar-se ao nome de André Fernandes, enquanto o PDT mantém-se equidistante da disputa. Uma figura ilustre do partido chegou a pregar - imaginem! - o voto útil no candidato do PL. O morubixaba petista tem se mantido discreto neste segundo turno, assim como foi no primeiro. Sugere-se meditando sob a maçaranduba do tempo. Não está sendo fácil. Há uma fadiga de material generalizada, que vai desde a linha programática da legenda até às ações de governo, divorciada da maioria do eleitorado. É um momento onde setores conservadores de direita e extrema direita está dando das cartas políticas. O vereador mais bem votado no país tem 26 anos, atua fortemente nas redes sociais e foi eleito afirmando que homem é homem e mulher é mulher. O PT mordeu a isca do identitarismo e perdeu a narrativa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário