pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Boulos consegue apagar Nunes no debate de logo mais?
Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Editorial: Boulos consegue apagar Nunes no debate de logo mais?



Hoje, dia 14, a partir das 22h, a Rede Bandeirantes estará levando ao ar o seu primeiro debate do segundo turno em São Paulo. Na realidade, o debate não ficará circunscrito à disputa em São Paulo, uma vez que suas afiliadas em todo o Brasil, estão organizando debates entre os concorrentes à prefeitura das capitais. Todas as pesquisas de intenções de voto realizadas até este momento mostram uma diferença substantiva entre o prefeito Ricardo Nunes, que disputa à reeleição, em relação ao candidato do PSOL, Guilherme Boulos, apoiado pelo Palácio do Planalto. Na pesquisa divulgada no dia de hoje, realizada pelo Instituto Real Time Big Data, Nunes aparece com 53% das intenções de voto, enquanto o psolista crava 39%. 

Os partidos do campo progressista morderam a isca da pauta de costumes ou do identitarismo e, hoje, um dos seus maiores gargalos diz respeito ao eleitor pobre de direita, morador das periferias, adepto da religião evangélica. Político conservador, com o apoio da direita e até da extrema-direita, Nunes consegue superar Boulos onde, em tese, seriam seus redutos tradicionais no passado. Racionalidade não combina com fé e, essas igrejas cumprem hoje a tarefa de consolidarem uma narrativa construída pela extrema direita nas periferias. Alguns desses troncos neopentecostais estão associados até ao crime organizado, numa simbiose perversa entre extrema-direita, religião e organizações criminosas. 

Nos últimos dias, depois de fortes chuvas, algumas artérias da capital paulista enfrentam o problema dos apagões produzidos pelos acidentes com árvores, o que deve ser explorado no debate de logo mais. Boulos teria argumentos para apagar Nunes no debate de logo mais? Nesta reta final de campanha, com a população sentindo na pele o drama do apagão, o tema promete ser bastante explorado. A pesquisa do instituto está registrada no TSE-SP: 00357\2024. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário