pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: As costuras de Kassab em favor de Ratinho Júnior
Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Editorial: As costuras de Kassab em favor de Ratinho Júnior


Diferentemente de outros dias, hoje, 15, há uma profusão de assuntos que merecem a nossa apreciação por aqui. As intensas movimentações da governadora Raquel Lyra; a indisposição ideológica entre o cantor Zezé de Camargo e o SBT, contingenciando-o a retirar seu especial de final de ano da grade da emissora da família Abravanel; o eventual apoio do pastor Silas Malafaia ao projeto presidencial do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, segundo matéria de uma revista semanal de informações; o preço cobrado pelos Estados Unidos para cessar as sanções contra o Ministro Alexandre de Moraes. Mas vamos nos ater a uma questão já levantada pelo publicitário José Nivaldo, em artigo publicado no Blog do Magno. 

Até recentemente, no bojo do lançamento da candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência da República, causou uma certa surpresa a este editor os movimentos da Faria Lima - claro que não sintonizada com a candidatura do filho do ex-presidente - mas com o mesmo entusiasmo em relação às candidaturas do governador do Paraná, Ratinho Júnior, e da candidatura do governador Tarcísio de Freitas. Há inúmeros fatores que podemos considerar por aqui, mas não deixa de ser interessante esta performance do governador do Paraná, principalmente quando traduzida nas intenções de voto junto ao eleitorado. Ratinho Júnior sugere ser mais enfático quando se refere à sua pré-candidatura presidencial, algo que não ocorre com o governador Tarcísio de Freitas, que sempre condiciona sua pré-candidatura no plano das possibilidades. Quando muito, uma vez que, em alguns momentos, deixa claro que o seu projeto é a reeleição em São Paulo. Um outro fator que não pode ser desconsiderado é a capacidade política do Presidente Nacional do PSD, Gilberto Kassab, que, embora instalado num bunker paulista, acompanha todos os movimentos do xadrez da política nacional, possivelmente puxando a brasas para os seus apadrinhados. De preferência do seu partido, claro. 

Kassab considera que o partido tem dois nomes competitivos para as eleições presidenciais de 2026. Os governadores Ratinho Junior e Eduardo Leite. Há de se considerar, no entanto, que as costuras em torno do nome do governador Tarcísio de Freitas começaram no momento em que ele assumiu o Palácio dos Bandeirantes, credenciando-o "naturalmente" ao Palácio do Planalto, pois, como observa o publicitário, São Paulo é São Paulo. Um homem com a habilidade política de Kassab, se perceber que as forças nada ocultas se inclinam, efetivamente, para consolidar o nome de Tarcísio como o representante das hostes conservadoras, ele não terá a mínima dificuldade em acompanhar o projeto. Aliás, até recentemente ele afirmou que o seu candidato ao Planalto é Tarcísio de Freitas. Não dá um passo em falso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário