pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Michel Zaidan Filho: Fair Play
Powered By Blogger

sábado, 15 de agosto de 2015

Michel Zaidan Filho: Fair Play





O  povo de Pernambuco aguarda, ansiosamente, que  Sua Excelência o governador do Estado, o PSB, família Campos, os ex-secretários de Eduardo Campos, à frente deles o ex-secretário da Copa, o Sr.  Ricardo Leitão, venham explicar como entregaram a construção de uma obra de 500.000.000 de reais à uma Construtora, cujo o dono encontra-se preso nas dependências da Polícia Federal do Paraná, sem terem realizado concorrência pública, mesmo com o formato simplificado dos editais para a construção das obras da Copa do Mundo. E também como e porque superfaturaram as indenizações e compra de materiais na ordem de 70.000.000 de reais. Espera-se que o senhor governador da capitania Eduardo Campos use os dotes literários exercitados ontem na  Folha de São Paulo para dar uma explicação cabal, clara e convincente sobre o favorecimento de uma Construtora, sob investigação, numa obra feita com recursos do BNDES, avalizada e intermediada pelo Governo do Estado. 

Para sermos justos, o nome do falecido deveria ser transferido para a Arena Pernambuco, pois esta obra faraônica é o principal legado do ex-governador. Além, é claro, da imensa pletora das obras inacabadas que deveriam contribuir para a (i)mobilidade dos pernambucanos. Da dívida de mais de 8 milhões de reais. De uma política criminal que só faz aumentar o número de homicídios e rebelião e fuga de presos. Do sucateamento e privatização da saúde pública, entregue aos amigos do IMIP. Do aviltamento salarial dos professores da rede estadual. Do plano de  educação  elaborado às vesperas do fim do prazo. Da quadrilha que atuava dento da CPRH, desmantelada pela nova gestora.
Vossa Excelência deve explicar como funciona a democracia interna de seu partido, que concede por direito dinástico cargos de candidato a prefeito ao irmão do morto, de vereador, ao filho do morto. Afinal de contas, o PSB é um partido ou é uma oligarquia familiar? - Vossa Excelência  deve lealdade à Constituição e as leis do Estado de Pernambuco ou  ao chefe desaparecido e seus dependentes e familiares? Que partido é esse onde parentes e contraparentes desfrutam de privilégios políticos e administrativos, em relação aos outros?
E o que dizer das responsabilidades civis e criminais decorrentes do desastre aéreo que destruiu inúmeras casas e que permanece, até hoje, sem a titularidade estabelecida? É do sócio do ex-governador? É da  empresa Andrade Empreendimentos e Participações? É da empresa americana? Afinal, a quem pertence a aeronave sinistrada?
V. Excia. que não tem o dom da retórica e que descobriu a pouco o do jornalismo justificativo e apologético deve muitas explicações ao povo de Pernambuco. Pode contratar Maurício Rands para escrever ou produzir essas explicações. É ele o "menino de  ouro", sempre pronto a fazer as tarefas mais impossíveis, como essa.

Michel Zaidan Filho é filósofo, historiador, cientista político, professor titular da UFPE e coordenador do Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia - NEEPD-UFPE

Precisa ler também:


Festa de interior

O sentimento de náusea do mundo político pernambucano

O maior embuste político dos últimos 50 anos em Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário