| Crédito da Foto: Chico Ferreira\PSB |
As bets estão em todas. Das tradicionais festas juninas às transmissões da Copa do Mundo. A deputada federal, Tabata Amaral(PSB-SP), recentemente fez uma postagem nas redes sociais questionando a propaganda dessas bets, que hoje, conforme já expusemos, patrocinam um mundo de eventos. Por coincidência ou não, o "terrível" editorialista de O Estado de São Paulo, também envereda sobre o assunto, principalmente tocando no ponto nevrálgico, traduzido nos vícios em jogo e endividamento da população com essas práticas. Volta-se a bater na tecla da regulação. Houve uma época em que os beneficiários do Bolsa Família estavam estuporando o dinheirinho do benefício com esses jogos. Hoje parece existir algum controle por aqui. A própria banca inviabiliza as apostas dos beneficiários do programa. Ainda bem. Outra restrição diz respeito aos menores de 18 anos de idade.
Salvo melhor juízo, houve até abertura de CPI para tratar deste assunto, mas não se sabe os resultados do seu relatório final. Ao contrário, ocorreram à época denúncias cabeludas de que, supostamente, parlamentar que fazia parte da comissão poderia ter recebido sugestões de propina para ajustar os entendimentos em favor dessas bets. Eduardo Moura(Novo-PE), vereador do Recife, que faz oposição ao prefeito João Campos(PSB-PE), também em vídeo, elencou uma série de atividades da Prefeitura do Recife que, supostamente, teriam recebido algum tipo de patrocínio dessas bets. E não são poucas, segundo o combativo vereador, que cumpre, com denodo, o seu papel de fiscalizar o Executivo Municipal a partir do seu gabinete na Casa de José Mariano. É o seu papel precípuo.
Dentro de regras civilizadas, esses debates são sempre bem-vindos. Há um outro editorial do jornal paulista tecendo ponderações críticas a respeito de algumas falas do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, durante entrevista concedida ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

