pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : fevereiro 2011
Powered By Blogger

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Artigo: "OS MELHORES DIAS DA VIDA DE ORSON WELLES"

OS MELHORES DIAS DA VIDA DE ORSON WELLES

                            Era o ano de 1941. Em pleno Estado-Novo, quatro jangadeiros cearenses realizaram um reide do Ceará ao Rio de Janeiro a bordo da jangada São Pedro, assim batizada em homenagem ao padroeiro dos pescadores. Guiados pela determinação, a esperança e as estrelas, sem bússola ou carta náutica, Raimundo Correia Lima(Tatá),Manuel Pereira da Silva(Mané Preto), Jerônimo André de Souza(Mestre Jerônimo) e Manuel Olímpio Meira(Jacaré), o líder do grupo, realizaram um feito que entrou para a história da navegação, para a história da luta dos trabalhadores do mar e para a história do cinema, tornando-se uma película do cineasta americano, Orson Welles, somente finalizada oito anos após sua morte.
                                   Integrantes da Colônia Z-1, da praia do Peixe, hoje Iracema,  os jangadeiros desejavam denunciar para o país e para o Estado-Novo, corporificado na figura do ditador Getúlio Vargas, a situação de abandono em que viviam aproximadamente 35 mil pescadores do Ceará. O objetivo do reide era, portanto, indubitavelmente, político. O processo crescente de precarização da condição de vida dos trabalhadores do mar precisava ser exposto de alguma forma, e o reide cumpriria esse papel.
                                   Os jangadeiros se indignavam, sobretudo, com a injusta apropriação indevida do resultado do seu trabalho. Os donos das jangadas ficavam com a metade do que eles pescavam. Moravam em toscas palhoças e não eram alcançados pelo instituto da previdência social. Os  benefícios sociais, então obtidos pelos trabalhadores no Governo de Getúlio Vargas, não chegavam à classe de pescadores. No entendimento dos jangadeiros, o presidente da República, precisava tomar conhecimento desta situação. A qualquer custo.
                                   Num “bom nordeste” de uma manhã de 14 de setembro de 1941, os jangadeiros partiram da antiga praia do Peixe, chegando ao Rio de Janeiro dois meses depois. Foram muito bem acolhidos pela população carioca, num reconhecimento explícito pela bravura da odisséia, e, em 16 de novembro, foram recebidos no Palácio do Catete por Getúlio Vargas. Comenta-se que Getúlio teria dito para Jacaré, o líder do grupo, “Conte tudo. Não esconda nada”. Depois de ouvir as reinvidicações dos pescadores, Vargas, bem ao estilo populista, teria concluído: “Voltem tranqüilos. O Governo saberá ampará-los e dar-lhes justiça.”
                                   Embora Vargas tenha cumprido as promessas formais assumidas – estendendo os direitos trabalhistas à classe de pescadores - Desde então, a situação dos trabalhadores do mar, que se dedicam à pesca artesanal no país, por inúmeros fatores, permanece enfrentado uma série de problemas, como a concorrência desleal com a pesca industrial, agravados pela escassez do pescado, como resultado da destruição dos manguezais, da pesca predatória, da não observância aos períodos de defeso das espécies etc.
                                   O caso das “meninas marisqueiras” nos oferece uma situação emblemática, identificadora de que o “estado de abandono”, criticados pelos pescadores à época, ainda não foi superado. Em todas as regiões do país, mas, sobretudo, no litoral nordestino, essas meninas enfrentam um grande dilema: precisam optar entre freqüentar uma escola com regularidade ou ir à pesca do crustáceo, fundamental para a sua sobrevivência. Não é preciso ser nenhum especialista em educação para concluir que, nessas circunstâncias, é grande o índice de abandono das salas de aula nas regiões litorâneas, onde esse crustáceo ajuda a movimentar a economia local.
                                   Na mesma década do reide dos pescadores cearenses, o sociólogo pernambucano Josué de Castro, através dos seus livros, denunciava as precárias condições de vida dos moradores dos mangues do Recife, imprimindo à questão da fome um status político, fruto das engrenagens sociais perversas. Segundo Josué, esses moradores viviam como caranguejos, atolados na lama, numa verdadeira cumplicidade com o mangue. “Ali tudo é, foi ou será caranguejo”.
                                   Há alguns outros fatores históricos que relacionam, de uma maneira mais orgânica, o Estado do Ceará às jangadas. Além do reide de Jacaré e seus companheiros, os romances de José de Alencar e um fato emblemático relacionado à libertação dos escravos. Antecipando-se à assinatura da Lei Áurea, o Ceará torna-se a primeira província brasileira a abolir a escravidão. Também possui seus heróis e um desses heróis era um líder jangadeiro, Francisco José do Nascimento, conhecido como Chico da Matilde, um pardo e humilde trabalhador do mar, que se recusou a embarcar, através de sua jangada, escravos para navios negreiros que estavam ancorados no Ceará e tinha como destino o Rio de Janeiro.
                                   Levado para a Corte, Chico da Matilde, foi ovacionado pelo povo e rebatizado de Dragão do Mar. Hoje, no Ceará, o Centro  Dragão do Mar de Arte e Cultura é uma homenagem a este jangadeiro que, numa atitude de muita dignidade, contribuiu para, formalmente, agilizar o processo de libertação dos escravos.
                       As jangadas são embarcações de madeira flutuante, utilizadas por pescadores artesanais para a pesca em alto mar, sobretudo na costa litorânea do Nordeste brasileiro. Trata-se de um barco movido à vela, que incorpora uma série de experiências no campo da navegação, exigindo de seu comandante, destreza, habilidade, perícia e sensibilidade para acompanhar o movimento dos ventos, tábua de marés etc.
                                   As jangadas tradicionais são construídas sem o emprego de metais, ou seja, toda a sua estrutura é montada através de encaixes e amarradas com cordas de fibras selvagens, neste aspecto,  incorporando a experiência indígena. Segundo o folclorista potiguar Luiz da Câmara Cascudo, em trabalho encomendado pela propaganda getulista, denominado Jangadeiros, a tradição de fazer jangadas com essas características vem se perdendo ao longo dos anos. Poucas colônias de pescadores da região ainda preservam tal tradição.
                                   O reide do jangadeiro Jacaré e de seus companheiros obteve repercussão internacional. O cineasta Orson Welles tomou conhecimento da proeza através de uma edição da revista Time, que chegou em suas mãos quando ele estava a trabalho, no México. Ao ler a matéria, Orson não teve nenhuma dúvida: estava ali o segundo episódio brasileiro de um trabalho, que estava realizando para o Studio RKO, que integrava as políticas diplomáticas de boa vizinhança do presidente Roosevelt para o continente latino-americano.
                                   A presença de Orson Welles no Brasil, e em particular no Ceará, as filmagens de It’s All True – título do filme que incorporava a saga dos pescadores cearenses e o carnaval carioca – a exploração política do episódio pelo do Estado Novo e a morte trágica de Jacaré durante as filmagens – num acidente sob suspeição -, culminando com a interrupção dos trabalhos, o que levou Orson Welles de volta ao Ceará, sem nenhum recurso, para retomar as filmagens, são situações que até hoje geram muitas especulações e algum folclore.
                                   Determinado a concluir as filmagens sobre a saga dos jangadeiros, Orson Welles, como já afirmamos, voltou ao Ceará com a idéia na cabeça e uma câmara que sequer permitia a gravação de áudio. Convivendo diretamente com os jangadeiros cearenses, Welles, arriscamos a dizer, viveu os melhores dias de sua vida: Filmava mesmo nessas condições adversas; saia para pescar com os pescadores cearenses;  comeu muito peixe fresco com cerveja; contemplava o pôr-do-sol no alto das dunas; dormia em rede; estirado na esteira de vime, como diria o poeta, bebia água de coco ao cair da tarde. Certamente namorava e ainda ouvia as conversas de pescadores.
                                   Aqui, no litoral nordestino, um verdadeiro paraíso tropical, Welles teve a oportunidade de livrar-se do tedioso modo de vida americano, a exemplo do escritor Ernest Hemingway, que passou um período de sua vida em Cuba, pescando, escrevendo e observando o cotidiano dos trabalhadores do mar, o que resultaria no romance O Velho e o Mar
                                   Há quem afirme, por exemplo, que neste período, Orson teria aproveitado o momento para realizar uma viagem ao Recife. Orson, todos sabem, tinha fama de mulherengo e fanfarrão. Hospedou-se no Grande Hotel e, numa noite de farra, teria tomado um porre “daqueles” perdido o equilíbrio e caído no Rio Capibaribe. It’s All True!
                                   Há, também, uma teoria conspiratória sobre o acidente com a lancha que vitimou Jacaré, na enseada de Ipanema. Há quem assegure que o Estado Novo, que havia determinado ao DOPS que seguisse os passos dos pescadores para não permitir sua aproximação com a esquerda, poderia ter tramado a morte dos jangadeiros. Apenas Jacaré faleceu no acidente. Seu corpo nunca foi encontrado.
                                   O Estado Novo também estaria incomodado com tantos pobres, negros e favelas nas tomadas de Orson Welles no Rio de Janeiro e teria feito gestões junto ao Governo Americano no sentido de interromper as filmagens. Especulação ou verdade, o fato é que o Studio RKO, logo em seguida, deixou Orson à míngua. Antes do reide, os jangadeiros cearenses, por sua vez,  esperaram por muito tempo, um sinal verde da Marinha Mercante liberando-os para a viagem. Incomodado com o fato, o jornalista Austregésilo de Atayde escreveu um artigo apaixonado intitulado: “Deixem vir os Jangadeiros”.                   
                                    Por ocasião do encontro com Getúlio Vargas, um dos seus assessores queria saber quem havia escrito o diário de bordo, relatando toda a odisséia. Ao que Jacaré teria respondido: eu mesmo escrevi o diário. Espantado, o assessor teria dito: É um novo Pero Vaz de Caminha!  Jacaré, então, retrucou: Este não veio!
                                   Embora Orson Welles seja um pouco fantasioso ao apresentar os pescadores como sujeitos praticamente vivendo longe da civilização – conforme afirma Beatriz Abreu, que escreveu uma tese de doutorado sobre o reide dos jangadeiros cearenses e sua “apropriação” política pelo Estado Novo, como peça de propaganda – o fato é que, já naquela época, a especulação imobiliária naquela área estaria empurrando os pescadores morro à cima. Beatriz Abreu enfatiza, sobretudo, os “ganhos simbólicos” do trabalhismo de Getúlio com o episódio, numa análise que merece ser lida, porque, apesar das críticas, reconhece a dignidade da ação dos jangadeiros.           
                                   O cinema nacional dedicaria outros trabalhos envolvendo a temática dos jangadeiros. Em 1926, no Recife, num movimento que ficou conhecido como “Ciclo do Recife”, marco da cinematografia brasileira, com roteiro de Luís Maranhão, Tito Severo e Jota Soares e direção de Gentil Roiz e Ary Severo foi realizado o filme mudo “Aitaré da Praia”, que conta a história de Aitaré, jangadeiro que namorava Cora e se envolve numa série de problemas depois de salvar o rico coronel Felipe e sua filha.
                                   Sobre a presença de Orson Welles no Ceará, Firmino Holanda realizou um excelente documentário. It’s All True seria retomado mais tarde, com o filho de Jacaré, assumindo o papel principal. Depois desse episódio, outros reides foram realizados, embora sem o mesmo glamour e repercussão do reide realizado em 1941, pelos jangadeiros cearenses. Em 1974, quatro outros jangadeiros empreenderam a mesma travessia, quase sempre focadas na exposição das condições sociais dos pescadores. Em plena ditadura militar, no seu período mais crítico, a repercussão dessa segunda viagem foi bastante suprimida. A jangada dessa travessia de 1974, no entanto, que pertenceu ao jangadeiro José de Lima Verde, e esteve sob os cuidados do Museu Histórico Nacional, tornou-se acervo permanente do Museu do Homem do Nordeste, da Fundação Joaquim Nabuco, exposta para visitação pública no seu pátio externo.
                                    

José Luiz Gomes da Silva

                                  
                                     

Geografia da Violência

Pernambuco comemora os bons resultados alcançados no combate à violência através do programa Pacto pela Vida, cujas diretrizes foram recentemente conhecidas pelo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que elogiou o programa durante um encontro em Brasília.Outra autoridade pública que ficou encantada com os resultados do programa foi o governador de Sergipe, Marcelo Déda, que veio até o Recife conversar com assessores de Eduardo Campos. No entanto, isso não traduz a situação de violência na Região, que vem aumentando sintomaticamente no s últimos anos. Enquanto Rio e São Paulo, ao longo dos anos, adotaram medidas - como as bonificações ao policiais e as UPPs - que contribuiram para minimizar o quadro nesses Estados, no Nordeste alguns fatores estão contribuindo par ao aumento da violência, como o notável crescimento econômico - fundamental para o tráfico de drogas e outros crimes - e a possibilidade aberta com o enfrentamento do problema em outras regiões.  

Gabriel Chalita no PMDB?


O deputado Gabriel Chalita, do PSB paulista, tem projeto de candidatar-se a prefeito de São Paulo. Como a saída de Gilberto Kassab do DEM para fundar o PDB tem como estratégia o mesmo objetivo, agora com o apoio do PSB de Eduardo Campos, Chalita ficaria sem legenda para ancorar o seu projeto. Neste senido, ele estaria de malas prontas para deixar o PSB e migrar para o PMDB, cuja ficha será abonada pelo vice-presidente, Michel Temer. 

Cabra Marcado Para Morrer! Eduardo Coutinho.

OVNI em São Paulo?

João da Costa no Municipal

Ontem, no Baile do Municioal, João da Costa, prefeito do Recife, concedeu entrevista ao repórte Chico José, da Rede Globo. Politicamente, tentou apresentar-se como um grande folião, mas não convenceu. Ao lado da primeira-dama, falou do sucesso do Baile, cujos ingressos foram comercializados em 48 horas, da distribuição dos recursos com entidades que atendem pessoas carentes. O prefeito concentrou-se na organização do evento, fazendo um breve relato da organização da festa, cada vez mais descentralizada. Por alguma razão, percebi que João da Costa não estava bem a vontade. E olha que o outro João nem estava por perto.

Alckmin: Dilma é preparada.

Os obras de infraestrutura para a Copa de 2014 não estão andando como deveriam. Talvez a única exceção seja Porto Alegre, onde o cronograma das obras seguem um ritmo bom. Nas demais cidades, o sinal amarelo já foi acionado, inclusive Recife. Orlando Silva, Ministro dos Esportes, pretende apresentar para Dilma Rousseff um relatório com essas informações. É bem possível que ele já saia da sala demitido. Por outro lado, num encontro recente, também para tratar dos preparativos para os grandes eventos previstos, o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, teceu rasgados elogios à Presidente Dilma Rousseff, tratando-a como uma pessoa bastante preparada. Não era bem isso que eles diziam durante a campanha.

E Lula com isso?

Há poucos dias, publiquei um artigo onde discuto o rearanjo do sistema partidário brasileiro em função das manobras recentes de Gilberto Kassab e Eduardo Campos para a formação de um novo partido, com o sinal verde do Planalto. Discuto, em vários cenários, as consequências imediatas e futuras dessa movimentação, que viabiliza projetos de lideranças ainda jovens da cena política brasileira. Todos sabem que está por trás disso uma grande estratégia de engenharia política que enfraquece a oposição (DEM), não engorda os aliados complicados(PMDB). Como não se trata de um jogo de soma zero, até José Serra, muito fragilizado no PSDB, ganha com a movimentação do pupilo. Fiz muitos comentários, mas esqueci de lembrar alguém que deve estar dando saltinhos de alegrias com o esfacelamento do DEM: Luiz Inácio Lula da Silva.

Ninguém repreendeu Marília.

Até o momento, a vereadora Marília Arraes não foi repreendida em função das declarações sobre a sucessão de 2012 no Recife, onde chegou a declarar que talvez fosse o momento do PSB entrar no jogo, apresentando um candidato próprio. Hoje, o Diário de Pernambuco trás uma longa matéria sobre o que estaria envolvido nesta afinação de orquestra entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife. As declarações de Marília vieram logo em seguida. Coincidência? Outro dia o senador Humberto Costa insinuou que poderíamos ter surpresas em 2012. João da Costa continua com as barbas de molho.

Aconteceu: Josué de Castro Ministro

Temporariamente superada a crise institucional que se instalou no país com a renuúncia de Jânio Quadros, permitindo que seu vice, João Goulart assumisse a Presidência, o antropólogo Darcy Ribeiro o procurou para falar do pernambucano Josué de Castro, um cientista respeitado no mumdo todo pelos seus trabalhos sobre a questão da fome, posta por ele num status político, fruto das engrenagens sociais perversas.Depois dos argumentos, Jango ficou convencido da importância de ter Josué de Castro no seu Governo e prometeu a que ele ocuparia um Ministério. Darcy, então, conversou com Josué, por quem tinha uma grande admiração, e pediu que ele guardasse silêncio sobre o assunto. Josué, vaidoso, comentou com correligionários sobre a sua possível indicação para um Ministério. Isso causou muito desconforto entre proeminentes políticos da província, movidos pelo sentimento da inveja, que alegavam que Josué só vivia no exterior, além de outras bobagens. O fato é que, lamentavelmente, Josué de Castro não foi nomeado Ministro de Jango. Sempre que nos dirigimos com nossos alunos à comunidade remanescente de quilombos, localizada no distrito de São Lourenço, Goiana - Mata Norte do Estado - Josué de Castro é homenageado através de José do Nascimento, o jipe, um típico homem-caranguejo dos nossos dias.

O Poder de Antônio Palocci

Há alguns meses, escrevi um artigo no site http://www.fundaj.gov.br/ (artigos), onde descrevia a trajetória política de Antônio Palocci e comentava sobre sua crescente influência junto à Dilma Rousseff. Palocci assumiu a coordenação de campanha e seria conduzido para um cargo eminentemente político, depois que se especulou sobre o Ministério da Saúde, a Petrobrás etc. Também comentou-se que a vaidade de Dilma não permitiria a convivência com alguém de grande projeção por perto. De concreto mesmo, como diria o blogueiro Alexandre Porto, Palocci tem se constituído no Dilmo da Dilma. Indagado sobre sua projeção, Lula já teria afirmado que Dilma pode dar toda corda porque Palocci já teria atingido seu teto após o escândalo da República de Ribeirão Preto, com as denúncias do caseiro Francenildo. Nos bastidores comenta-se que Dilma Rousseff é muito grata a Palocci em função de ter sido ele quem a apresentou a Lula. Isso está causando uma ciumeira danada nos petistas.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Virgens do Bairro Novo Amanhã

Muitos elogios à decoração do carnaval de Olinda este ano, em homenagem ao artista plástico Fernando Augusto. O tema do carnaval de Olinda diz respeito às nossas raízes africanas e as ruas principais foram tomada por grandes estátuas de negras, sempre acompanhadas de seus inseparáveis adereços. Amanhã, teremos o desfile das Virgens do Bairro Novo, que deve atrair uma grande multidão, consolidando nossa tradição de carnaval de rua.

Jovem Pan Entrevista José Serra

Dilminha paz e amor

 O temperamento de Dilma Rousseff é bastante conhecido e isso foi observado durante a campanha presidencial onde alguns assessores foram duramente tratados. O próprio Lula. em alguns momentos, acabou revelando esse perfil de Dilma, o que permitiu muita exploração eleitoral. O Itamaraty encontrou muitas dificuldades de escolhar o pessoal do cerimonial da presidência, dada a resistência dos diplomatas. Como presidente, entretanto, todos estão surpresos com o comportamento de Dilma Rousseff, lembrando, de certo modo, o Lulinha Paz e Amor.

Derrubada de Aeroclube Antecipa 2012 nem João Pessoa.

Ágil, de posse de uma liminar, o Prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, ordenou que as máquinas derrubassem um aeroclube que fica no bairro do Bessa, onde pretende construir um parque. João Pessoa é uma das cidades mais verdes do mundo, com seus mananciais de mata atlântica (bica, reserva do buraquinho) e manguezais preservados - que possivelmente serão transformado também em parque. Esse é um dos grandes diferenciais da capital da Paraíba, cidade pela qual nos apaixonamos. A medida de Agra é uma das mais acertadas, porque o aeroclube é coisa de riquinhos, como o José Maranhão e Cícero Lucena, que se manifestaram de forma veemente contra a ação, antecipando-se ao embate de 2012. Vamos priorizar o verde.

Blog de Olho: Proteção dos Manguezais.

Este Blog sempre se manifesta em relação ao meio ambiente, pautando-se por sua defesa e orientando-se pelo desenvolvimento sustentável. Neste sentido, considerou até um avanço o convite formulado pelo Governador Eduardo Campos para que o PV integrasse sua base de sustentação, através de Sérgio Xavier. Dialogando com Sérgio sobre o assunto, sobretudo preocupado com as constantes agressões ao bioma dos manguezais, incluindo projetos governamentais - como a ampliação do Porto de Suape - sua resposta é que o Governo aceitou a Carta de Princípios do PV. O Blog ficará de olho.

Aconteceu: Fundação do PT Pernambucano.

Era o ano de 1980, em pleno período de redemocratização, o PT estava suando a camisa para atender aos requisitos da legislação partidária e se constituir, definitivamente, como um partido. Em conversas com o autor do Blog, Peixe - ex-Secretário de Cultura - comentou que à época dona Magdalena, esposa de Miguel Arraes, também considerava que a criação do partido, de fato, contriobuiria para dividir a oposição. No Estado de Perrnambuco, os petistas enfrentariam um outro problema: as forças de esquerdas estavam muito bem representadas. Roberto Freire, Miguel Arraes, Fernando Lyra, Jarbas Vasconcelos. Era um inflação ideológica pela esquerda do espectro politico. Mesmo com todas essas adversidades, os petistas foram à luta. Numa visita a Petrolina, Humberto Costa estava fazendo um discurso inflamado, citando insistentemente as palavras comissão e filiação. Era um tal de comissão para lá e filiação para cá. Após descer do palanque improvisado, uma cidadã do povo o procurou: - Dr. essa tal de filiação não precisa porque menino aqui já tem demais, mas essa tal de comissão se vier é bom porque a fome aqui é grande.

Mercadante no Sambódromo.

Quando ficou determinado que Mercadante assumiria o Ministério da Ciência e Tecnologia, coloquei alguns post no Twitter, manifestando nossas preocupações em relação ao fato de sentirmos que ele não havia demonstrado qualquer entusiasmo pela indicação. Alguém até lembrou que Mercadante não demonstra entusiasmo por quase nada. Hoje vem a notícia de que, em visita ao Sambódromo, ele está propondo uma escola de carnaval. Sei não...

Os EUA invadirão a Líbia?

Repercute no noticiário e no microblog Twitter a informação de que os Estados Unidos estão manipulando o noticiário com o objetivo definido de invadir a Líbia. Num outro momento histórico, em função dos atentados terroristas financiados por Kadafi, os Estados Unidos tentaram assassiná-lo, bombardeando seu bunker com aviaões. Muammar Kadafi não estava e escapou ileso. Depois disso, optou por morar no deserto, embora tenha reatado relações diplomáticas com os EUA. Apesar de ser um ditador, Kadafi não tinha problemas com os EUA e, portanto, não era incomodado, o que coloca o conceito de democracia para os americanos num estágio de profundo relativismo. O ex-Ministro José Dirceu, não se sabe se movido pela mania de perseguição, repercute bastante essa hipótese no seu Blog.

Pacto pela Criança

Depois de 16 anos administrando a cidade de Porto Alegre, o Partido dos Trabalhadores não conseguiu enocontrar uma solução para os meninos em situação de rua, que circulavam pelas praças daquela cidade. Algo em torno de duas dezenas de garotos. Em entrevista, onde explica os motivos de sua saída do PT, o filósofo Denis Rosenfield argumento que este teria sido o motivo pelo qual abandonou a militância na agremiação. Certamente, há outras razões, mas não deixa de ser preocupante a questão apontada pelo filósofo. Depois dos bons resultados do Programa Pacto pela Vida, recentemente elogiada em público pelo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, está em gestação no Governo Eduardo Campos o Pacto pela Criança, que deverá ser coordenado pela Secretária da Juventude, Raquel Lyra. O Blog ainda não conhece o teor do Programa, mas antecipa o desejo que atinja bons resultados. Ponto para Eduardo Campos. 

Cobra que não anda...

O ex-Governador Joaquim Francisco, hoje suplente do senador Humberto Costa, matuto assumido, usa com frequência essa expressão: cobra que não anda não engole sapo. Seguindo essa máxima, João Paulo circula pelo interior do Estado, afagando correligionários e trabalhando candidaturas próprias do Partido dos Trabalhadores para as próximas eleições municipais. Nos intervalos, como afirma Magno Martins, um bode debaixo da cajarana.

Candidatura própria do PSB em 2012?

Aumentam as especulações em torno de uma candidatura própria do PSB nas próximas eleições para a Prefeitura do Recife em 2012. Ontem, o Blog repercutiu entrevista da vereadora Marília Arraes onde ela admite o lançamento de uma candidatura do partido. O Blog considerou uma postura precipitada e até certo ponto imprudente da vereadora, mas hoje a coluna do Magno Martins, publicada pela Folha de Pernambuco volta a falar sobre o assunto, desta vez comentando, declarações do Prefeito de São Lourenço, Ettore Labanca, cobrando o rodízio de poder no Palácio Antonio Farias e até citando nomes para concorrer às eleições do Recife em 2012. Com as barbas de molho, ouvi declarações do Prefeito João da Costa lembrando que ainda tem 02 anos de mandato pela frente. Em artigo publicado no http://www.fundaj.gov.br/ (artigos) discuto essas e outras questões, sinalizamos o interesse do PSB pela Prefeitura, mas consideramos que esse embate, por uma série de circunstâncias políticas, ainda não se dará em 2012. Leiam e deixem suas opiniões no Blog.  

Os Jatinhos de Cid Gomes.

Pela segunda vez - como se a primeira vez não fosse suficiente para ele se corrigir - o governador do Ceará, Cid Gomes se mete numa nova confusão envolvendo o uso de jatinhos. Dessa vez foi o dono da Grendene que cedeu seu jatinho para que ele fosse até os Estados Unidos par aum evento comemorativo da empresa. Como diria Jânio Quadros - ontem comentado no Blog - intimidades gera filhos e aborrecimentos. A empresa conta com isenções fiscais e na última campanha fez uma grande doação à candidatura de Cid Gomes.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Vídeo de escrivã derruba corregedora.

O vazamento de vídeo que mostrava uma ação da Corregedoria da Polícia Paulista constrangendo uma escrivã a despir-se, sob suspeito de ter recebido propina, abriu uma grande crise na Polícia Civil Paulista, culminando com o afastamento da corregedora Maria Inês Trefiglio Valente. Antônio Ferreira Pinto admite que a situação exigia uma medida radical e que o vazamento do vídeo precisa ser rigorosamente apurado. No entendimento do Blog, trata-se de um caso de abuso de autoridade. A Corregedoria, constituída para inibir e punir irregularidades dentro da pópria corporação, incorrendo neste equívoco.

Aconteceu: Santa Quitéria/Ceará.

Alguns autores cometem uma ligeira confusão sobre a primeira cidade administrada pelo Partido dos Trabalhadores. Sugere-se Diadema, em São Paulo, onde o partido enfrentou enormes dificuldades, sobretudo em função do administrador - que assumia compromissos constitucionais e responsabilidades públicas - e os militantes do partido, que maximizavam sua atuação no sentido de "fazer uma revolução socilalista." O deputado federal pelo PDT, Paulo Rubem, foi quem nos esclareceu essa dúvida, afirmando que a primeira cidade administrada pelo PT foi Santa Quitéria, no Ceará, e não Diadema, como muitos imaginam. É o Blog do jolugue fazendo História.

Paulo Rubem e o PNE

O deputado Paulo Rubem Santiago(PDT) participou do Seminário de Planejamento do Departamento de Educação da UFRPE, que abordou a conjuntura da educação no país, as conquistas do Governo Lula e os desafios do Plano Nacional de Educação. Paulo, que antes da carreira política era professor da UFPE, tem neste tema uma das principais bandeiras de atuação no parlamento.

A Volta do Bandejão da UFPE.

Durante nossa vida na UFPE, o Bandeijão era um verdadeira instituição, que saciava a fome de milhares de estudantes. Lembro-me que a sobremesa era, invariavelmente, uma laranja, bem mais saudável que os doces e pudins dos estudantes de estratos sociais mais elevados. Veio as políticas neoliberais de FHC e o Bandeijão foi fechado. Para nossa satisfação, tomamos conhecimento de sua reabertura e com mais um indicador da sensibilidade dos governos Lula/Dilma em relação á questão social: 1500 alunos cadastrados receberão alimentação gratuitamente. Parabéns, Dilma Rousseff. Esse blogueiro agradece.

O PSB e a Prefeitura do Recife

Há alguns dias atrás, escrevi um artigo, que foi publicado no site da FUNDAJ - http://www.fundaj.gov.br/ (artigos), onde, após analisar a interinidade de Milton Coelho na gestão municipal, falávamos do interesse do PSB no Palácio Antônio Farias. Concluíamos, igualmente, que acordos celebrados no contexto da Frente Popular dificilmente colocaria tal projeto do PSB já para as próximas eleições de 2012. Entretanto, é voz corrente na oposição, conforme comentamos ontem, que o desgaste de João da Costa não será revertido. O problema maior, sobretudo com a tentativa de "integrar" as equipes para parcerias comuns, é que a situação também começou observar o céu nebuloso para 2012. A fala da vereadora Marília Arraes, grosso modo, pode ser entendida como precipitada e imprudente. Caso contrário, as coisas estão ruins para João da Costa.

Itamar Franco, um Jovem Senador.

A atuação de Itamar Franco no Senado Federal, conforme o Blog comentou ontem, tem recebido os maiores elogios. Mineiramente, Aécio Neves o expôs à tropa de choque, permancendo na retaguarda em função de seus projetos políticos. O senador Jarbas Vasconcelos fez muitos elogios à atuação do mineiro, que, apesar dos seus 80 anos, parece um garoto, aparteando o Presidente da Casa, José Sarney, exigindo o cumprimento do regimento e cumprindo muito bem o seu papel de oposição, prestando um grande serviço à causa democrática. Como ele mesmo afirma, oposição é para se opor. O Blog o parabeniza.

Aécio Neves com Gilberto Kassab?

Magalhães Pinto, velha raposa da política brasileira, costumava dizer que a política são como as nuvens, ora se apresentam de uma forma e, quando voltamos a olhá-las, elas já estão com um formato diferente. essa situação descrita por Magalhães se aplica à situação de Aécio Neves, acossado no PSDB. Assessor de Kassab antecipa que provavelmente ele será convidado a ingressar no partido tampax, PDB, que, quando a legislação eleitoral permitir, será fundido com o PSB, de Eduardo Campos. É pouco provável que isso ocorra, porque ambos tem projetos presidenciais. Por outro lado, especula-se, também, sobre a  formação de um grande partido de centro-esquerda, que uniria Aécio, Eduardo e Lula. Em política, não existem "nunca" nem "jamais", como diria o ex-governador Paulo Guerra. Se essa situação concretizar-se, teríamos  The Dream Team.

Estamos de Olho: Engarrafamentos no Recife

Inaldo Sampaio, em sua coluna de hoje, lembra os grandes engarrafamentos ocorridos recentementes na Av. Rui Barbosa, em função de um semáfaro quebrado que esperou três dias para ser consertado, tornando o trânsito naquele trecho um verdadeiro inferno. Acompanhado de perto as administraçãoes públicas do Recife, Inaldo lembra que o ex-secretário de infraestrutura, João Braga, tinha por hábito andar com um caderninho e um gravador, anotando e gravando todas as irregularidades que observava, para tomar providências quando chegasse ao seu gabinete. Fico imaginando como será o Plano de Mobilidade da Prefeitura, com um semáfaro esperando três dias pelo conserto, em vias estranguladas como a Rosa Silva, Rui Barbosa, Av. Norte. O Blog do joulgue está de olho.

Aconteceu:Jânio nos Debates

Figura excêntrica do folclore político brasileiro, o ex-professor de português, Jânio Quadros construiu uma carreira política brilhante, de vereador à Presidente, tendo colocado o país num dos piores impasses institucionais após a sua renúncia. Certa vez esteve no Recife e logo cedinho resolveu fazer uma visita ao sociólogo Gilberto Freire, em sua residência, no bairro de Apipucos. Logo que o encontrou, Jânio ajoelhou-se aos seus pés, derramando-se em elogios, deixando Gilberto atônito. Após sua despedida, o sociólogo teria comentado para um dos seus assessores: - que sujeito esquisito! Esquisito, inteligente e mordaz com as palavras. Nos debates que participou, sempre que atacado pelos adversários, era capaz de tiradas excepiconais, levantando a platéia e emudecendo o desavisado. Aconteceu na História e o Blog do jolugue recorda.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A iminente Queda de Kadafi

Os insurgentes líbios já controlam algumas cidades e ate poços de petróleo, num país que é o 12º exportador do mundo. O ditador Muammar Kadafi recorre a mercenários para enfrentar os insurgentes, depois que alguns militares se juntaram aos rebeldes. Os Estados Unidos, como sempre, trabalham com um conceito de "democracia de conveniência", ou seja, se os ditadores servem aos seus interesses, nenhum problema.

O Jovem Senador Itamar Franco

No último post sobre Goiana-PE, onde se lê "nos acompanha", leia-se nos acompanham. Outro dia o Carlos Chagas escreveu um longo artigo sobre o senador mineiro Itamar Franco. Com oitenta anos de vida, Itamar parece um menino, fazendo lembrar Ulisses Guimarães, quando dizia que sentia orgasmo no exercício do poder. Agora, por ocasião da votação do salário mínimo, pintou miséria, questionando Romero Jucá, José Sarney e Regimentos da Casa. Vem demonstrando a mesma disposição na discussão da Reforma Política. Haja fôlego!

Denúncia: Abandono de Goiana.

Alunos, professores e moradores que sempre nos acompanha ao Distrito de São Lourenço, na cidade Goiana, pediram para que nós expuséssemos a situação de abandono em que se encontra aquela cidade centenária, das mais antiga do Brasil, uma amostra do passado colonial português no país. O casario colonial e as Igrejas estão comprometidas, além de um riquíssimo acervo sacro, corroído pela ação de pragas. O IPHAN precisa tomar providências urgentes para minimizar os danos ao patrimônio da cidade.

Aconteceu: Candidatura de Manuel da Conceição.

Ainda do tempo em que o PT se reunia no Sindicato das Empregadas Domésticas e expulsou Arthur Lima Cavalcanti da agremiação por abuso do poder econômico - pelo fato dele ter presenteado um cabo eleitoral com um jerico, para os seus deslocamentos - Nas primeiras eleições do processo de redemocratização do país, 1982, o Partido lançou a candidatura do líder camponês Manuel da Conceição ao Governo do Estado de Pernambuco. Manuel ficaria conhecido pelo temperamento ácido com que aparecia no vídeo, condenando veementemente a burguesia. Depois das eleições, Manuel sumiu, apenas voltando ao noticiário com a intervenção da Direção Nacional do PT no Diretório do Maranhão, pelo fato de o partido se recusar a apoiar a candidatura de Roseana Sarney.

A oposição se articula

Reunidos em Brasília, num almoço oferecido pelo deputado federal Roberto Freire(PPS), a oposição ao prefeito João da Costa discute seus rumos nas próximas eleições municipais do Recife, em 2012. Estavam presentes na reunião o ex-deputado federal Raul Jungmann(PPS), os deputados federais Raul Henry(PMDB), Mendonça Filho(DEM) e o senador Jarbas Vasconcelos. Em conversas reservadas com Raul, o experiente Roberto Magalhães admitiu que João da Costa não conseguirá superar o desgaste e este é um bom momento para a oposição recuperar o Palácio Antônio Farias. Escrevi um artigo no site http://www.fundaj.gov.br/ (artigos) sobre o assunto. Não sei se o deputado Roberto Freire o teria lido, mas logo em seguida, pelo microblog Twitter, ele nos questionou : Estão querendo rifar João da Costa?

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Jarbas Vasconcelos e Requião votam contra o mínimo de R$ 545,00

O senador do PMDB pernambucano, Jarbas Vasconcelos, juntamente com o seu companheiro de partido do Parará, Roberto Requião, votaram contra o salário mínimo de R$ 545,00 , proposto pelo Governo. O líder do Governo no Senado, Romero Jucá, já havia previsto que o PMDB não votaria fechado, como ocorreu na Câmara dos Deputados. Em sua fala, o senador pernambucano perguntou "que moral tem o PT hoje para pedir que a oposição vote num salário mínimo menor, como quer o Governo?". Na semana passada, seu afilhado político, Deputado Federal Raul Henry, votou a favor do salário mínimo do Governo dizem, com a anuência do padrinho.

Patriota critica Muammar Kadafi

As críticas de Antônio Patrioca, Ministro das Relações Exteriores do Governo Dilma Rousseff, ao ditador Muammar Kadafi sinalizam uma sensível mudança de rumo na política exterior do país, em certa medida já externada por Dilma ainda como candidata a Presidente. Kadafi reprime os insurgentes de forma violenta, sendo contabilizado até o momento centenas de mortos.

Orlando Silva na Mira de Dilma Rousseff

A situação do Ministro Orlando Silva ficou insustentável no Governo Dilma Rousseff, depois das recentes denúncias de possíveis irregularidades em contratos do Ministério dos Esportes com a ONG Bola para Frente. Já faz algum tempo que seu prestígio anda em baixa no Planalto. Não era desejo de Dilma reconduzí-lo ao cargo, mas o PCdoB fez uma pressão danada pela sua manutenção, inclusive, rifando a pernambucana Luciana Santos. Quando esteve no Recife, sugeri que o pessoal do PCdoB o convidasse para saborear uma tapioca no Alto da Sé. Logo em seguida, já sabendo dessas denúncias, o Deputado Federal Roberto Freire entrou no Blog para informar que a "tapioca era o de menos". Talvez tenha razão.

João Paulo no Baile do Siri

Embora fosse sugerido o nome de Humberto Costa para atuar como bombeiro no Baile Municipal, o deputado João Paulo optou por não comparecer ao baile, que, certamente, até por dever de ofício, contará com a presença de João da Costa. João Paulo, entretanto, folião, não vai deixar de brincar o carnaval da sua cidade, comparecendo ao famoso Baile do Siri, tradicionalmente frequentado por Jarbas Vasconcelos. As especulações são evidentes, sobretudo porque, discretamente, João Paulo conversa com setores oposicionistas.

Avaliação de João da Costa

O Blog está promovendo uma enquete sobre a avaliação da gestão do Prefeito João da Costa na Cidade do Recife. Convidamos os recifenses a entrarem no Blog e participarem da enquete. Ainda ontem, dialoguei com um blogueiro da Paraíba que havia realizada uma enquete sobre as próximas eleições municipais do Recife, onde João da Costa ficou muito bem posicionado. Por outro lado, Adilson Silva, do Psol, ficou logo abaixo de João da Costa, em segundo lugar, notícia que o Blog já enviou para o companheiro. São informações importantes para formarmos nossas opiniões. Entrem e participem.

CPMF não volta.

O Ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, assegurou que a CPMF não voltará, embora haja muitas especulações a esse respeito. Comenta-se que durante o Fórum dos Governadores do Nordeste, alguns governadores da Região teriam pedido a Dilma Rousseff para reeditá-lo, mas a Presidente não concorda. Ainda sobre o Fórum, ao apagar das luzes, alguém lembrou da necessidade de colocar na Carta de Barra dos Coqueiros a questão da segurança.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Amazonimo Mendes: Então, Morra!

O Prefeito de Manaus, Amazonimo Mendes, foi bastante infeliz ao responder a uma senhora que se queixava de estar residindo em local inapropriado em função das dificuldades econômicas. A senhora reside na comunidade Santa Marta onde, no último final de semana, uma casa assentada no sopé de uma encosta foi soterrada, matando uma mulher e duas crianças. Embora compreendendo as dificuldades de remoção de pessoas que residem em áreas de risco - sobretudo em razão das últimas tragédias - até pode se entender o desconforto do Prefeito de Manaus, mas nada justifica que uma autoridade pública destrate alguém do povo, sobretudo quando reinvidica do poder público um tratamento justo e digno.

Ricardo Coutinho, campeão do chororô?

A coluna do Magno Martins de hoje, Folha de Pernambuco, informa que Ricardo Coutinho, Governador da Paraíba, foi o campeão do chororô no Fórum dos Governadores do Nordeste. Embora Ricardo insista em afirmar que as finanças do Estado estão quebradas, com uma folha de pagamento que subtrai 76% da receita, ao observar a pauta de reinvidicações que ele levou para o Encontro, acreditamos que são pleitos justos, afinados com o discurso oficial e, portanto, legítimos.

Dilma Rousseff nos 90 anos da Folha

Em seu pronunciamento por ocasião das comemorações dos 90 anos da Folha de São Paulo, a Presidente Dilma Rousseff reafirmou seu compromisso com uma imprensa livre e investigativa. Desde que assumiu o Governo, Dilma tem demonstrado todo o empenho em assegurar que a liberdade de imprensa seja garantida no país. Os seus partidários mais radicais até estranharam a sua atitude, mas ela é perfeitamente compreensível e coerente.Durante a campanha presidencial e até mesmo mais recentemente, por divulgar pesquisas ou notícias desfavoráveis à Presidente, a Folha foi duramente atacada pelos internautas. Liberdade de opinião é isso aí. 

Comissão de Reforma Política.

Foi instituída a Comissão que irá trata da Reforma Política no Senado, composta por senadores como Fernando Collor, Itamar Franco, Aécio Neves, entre outros. A Comissão terá um grande trabalho pela frente, enfrentando um dos temas complexos e rejeitados da política brasileira, país da corrupção, do "jeitinho", do fisiologismo, do caciquismo, embrenhado de costumes políticos nocivos a uma convivência republicana.

Kassab no PSB - Reengenharia dos Partidos Políticos.

A entrada do Prefeito Gilberto Kassab no PSB, provavelmente em Setembro, é uma manobra que pode  significar uma reengenharia das mais espetaculares no sistema partidário brasileiro, formando uma coalizão de forças que podem alavancar a candidatura presidencial de Eduardo Campos nos próximos pleitos. No site http://www.fundaj.gov.br/ (artigos), nossa análise do significado dessa mudança no contexo da política brasileira.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O Blog do Jolugue é um sucesso.

Com apenas uma semana de existência, o Blog do Jolugue já é um sucesso. Isso pode ser aferido pelo número de acessos até então, 814, e pelos comentários emitidos pelos internautas através do Twitter. Infelizmente, por alguma razão, os visitantes ainda não consolidaram o hábito de votar nas enquetes - a que está em aberto diz respetio a avaliação da administração do Prefeito João da Costa - e os comentários a partir do próprio Blog. Faço um apelo àqueles que estão acessando, que deixem seus comentários.

Vai para o Municipal, João Paulo?

O ex-prefeito do Recife, João Paulo, já teria dito que não pretende ir ao Baile do Municipal este ano. Aqui mesmo no Blog, já sugeri ao João que, pelo menos neste momento, deixasse de lado as preocupações de natureza política e caísse na folia. Vai brincar, João.

As Mulheres estão colocando João da Costa na lona.

Piadinha que circulou hoje entre os colunistas de política dos jornais locais, informa que as mulheres estão nocauteando o prefeito João da Costa, colocando-o literalmente na lona. A lona é uma referência ao pedido de explicações da vereadora Priscila Krause em relação ao confuso processo licitatório em relação à compra de lonas para a decoração do carnaval do Recife. Por ouro lado, Aline Mariano, também vereadora, resolveu andar de ônibus para conferir o projeto de mobilidade da Prefeitura do Recife. As mulheres não estão dando sossego a João da Costa.

A Agenda de Reforma Política do PSB

O Partido Socialista Brasileiro já definiu sua agenda para a propalada Reforma Política: a) Concentração das eleições em todas as esferas num único ano; b) Mandatos com 05 anos de duração; c) Fim da reeleição. Não entram no mérito do voto?

Interiorização das Universidades Federais.

Uma das políticas públicas mais acertadas do Governo Lula, a interiorização das Universidades Federais, foi bastante elogiada durante o encontro dos governadores da região Nordeste, ocorrido recentemente em Sergipe. Numa região como o Nordeste, o programa de interiorização das Universidades Públicas e de Escolas Técnicas Federais é fundamentalmente importante para dar suporte aos investimentos públicos e privados na Região.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

João da Costa e a Câmara de Vereadores.

Priscila Krause, sempre ela, voltou a atacar a administração de João da Costa, desta vez questionando os processos licitatórios para a compra de lonas para proteger os morros das chuvas. Colunista de política da Folha de Pernambuco informa que o prefeito João da Costa não foi muito bem defendido nesta questão e, por uma razão muito simples, segundo confidenciaram ao colunista: falta de tato do Prefeito com a sua base de apoio na Câmara.

Fórum dos Governadores do Nordeste.

Com a SUDENE esvaziada, o Fórum dos Governadores do Nordeste ocorreu em Sergipe. Durante três horas, Dilma Rousseff ouviu os governadores dissertar sobre as potencialialidades da Região, que podem ser viablizadas a partir de investimentos em obras de infraestrutura, algumas delas previstas no PAC. Uma das regiões que mais crescem e consomem no país, o Nordeste ainda ostenta alguns indicadores sociais que infelicitam a sua população, impedindo-a, inclusive, de beneficiar-se dos recursos naturais e das grandes obras em andamento. Alto índice de analfabetismo, mão-de-obra pouco qualificada, baixa escolaridade, tudo conspirando contra o desenvolvimento. Antes de deixar a Secretaria de Assuntos Estratégicos, o professor Mangabeira Unger estava empenhando-se no "Projeto Nordeste", exatemente em função dessas disparidades. 

Teresa Leitão é Candidata em Olinda?

O céu de brigadeiro do PCdoB em Olinda está ameaçado. Depois de 03 gestões, duas com Luciana e a mais recente com Renildo, alguns partidos da base aliada - pode ser apenas barganha por mais espaço - ameaçam lançar candidatos próprios no pleito de 2012, inclusive o PT com Teresa Leitão, que tem escritório político na cidade. Teresa é ligada à Tendência CNB, liderada no Estado por pesos graúdos da agremiação, como Maurício Rands, Humberto Costa, Isaltino Nascimento. Discreto, Renildo Calheiros começou a se movimentar, cenceder entrevistas, inaugurar obras etc. A experiência de deputado federal de Renildo tem contribuído muito para a captação de recursos federais para o município.

Marcelo Deda e o Pacto pela Vida!

O governador de Sérgipe, Marcelo Deda, ficou bastante entusiasmado com a experiência pernambuca de enfrentamento da violência, políticas integradas pelo Pacto pela Vida. Veio conhecer o Programa recentemente, acompanhado de alguns assessores diretos. Antes, o próprio Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também conheceu detalhes do Programa que tem contribuído para minimizar os índices de violência no Estado. O DETRAN-PE é um outro órgão que vem desenvolvendo trabalhos importantes, capazes de motivar visitas de técnicos de outros Estados. Pernambuco está exportando alternaticas de gestão pública.

Indicação para a Chesf/SUDENE


Concluída com êxito a votação do salário mínimo de R$ 545,00, com o voto fechado do PSB, sob a liderança da Ana Arraes, alguns colunistas já dão como certo que Eduardo Campos conseguirá viabilizar seus pleitos em relação a Chesf. A SUDENE, esvaziada, sem prestígio, sem recursos, nem as figuras mais fisiológicas do PMDB demonstram qualquer interesse na autarquia. A primeira grande reunião de Dilma Rousseff com os governadores irá se realizar num hotel em Sergipe, talvez com a presença de Antônio Anastasia, posto que a área de atuação da antiga SUDENE envolvia algumas áreas de Minas Gerais, incluídas no polígono da seca.  

Mais de Cem Mortos na Líbia.

Já são mais de cem os mortos nos confrontos entre manifestantes e forças de segurança ligadas ao ditador Muamar Kadafi. Com mais de 40 ano no poder, a recente derrubada do Mubarak no Egito, estimulou a população da Líbia a protestar contra essa tirania. As reações tem sido duras, mas a povo continua nas ruas, com a moral alta, defendendo as mudanças necessárias no regime.

Requalificação da Bica


Gostaríamos de parabenizar a Prefeitura de João Pessoa pela requalificação do Parque Arruda Câmara, mais conhecido como a "Bica", no coração da cidade, no bairro do Roger. João Pessoa é uma dessas cidades maravilhosas, pela qual nos apaixonamos. Já faz algum tempo que a Bica reclamava uma intervenção do poder público e ela se deu de uma maneira muito bem planejada e efeciente, o que nos remete, igualmente, a reconhecer o profissionalismo dos técnicos envolvidos no projeto. Ficou um encanto, com a possibilidade, inclusive, de transitarmos por dentro de um viveiro com inúmeras espécies de aves da fauna brasileira.

PSB se Fortalece

Partido tradicionalmente nordestino, o PSB, com a entrada do grupo de Gilberto Kassab no partido, torna-se um partido com representantes de peso em regiões importantes do país, fortalecendo os projetos nacionais do seu dirigente, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Kassab não entra sozinho, leva uma penca de políticos paulistas e se articula em diversos Estados da federação com o mesmo propósito. Quando recebeu Eduardo em seu apartamento em São Paulo, Colombo, governador de Santa Catarina, já estava esquentando o sofá.

Ciro Gomes e as Emendas Individuais

Mesmo com os cortes previstos no orçamento da União, Ciro Gomes conseguiu aprovar a emenda individual de maior valor, algo em torno de nove milhões. As sinalizações de Dilma Rousseff, quase sempre favoráveis à família Gomes, colocaram Eduardo Campos, governador de Pernambuco, com as barbas de molho. Uma das razões para compreender essa atitude pode estar relacionada às eleições de 2014, onde Eduardo Campos desponta como um dos atores mais importantes do tabuleiro político.

O Mergulho de João Paulo

A coluna de Magno Martins de hoje, na Folha de Pernambuco, informa que um suposto petista teria recomendado a João Paulo mergulhar em silêncio profundo, deixar de responder às provocações e, sobretudo, não confiar cegamente nos astros, que não estão ajudando muito. Ontem, neste Blog, recomendei que ele aproveitasse o período para brincar o carnaval junto aos seus eleitores.

Supersalários para os aliados derrotados.

Alguns dias atrás o ex-governador do Estado da Paraíba, José Maranhão, derrotado nas últimas eleições, recebeu a inforamação de que não ficaria desamparado no Governo Dilma Rousseff. É muito provável que ele seja indicado para uma diretoria importante da Caixa Econômica Federal, onde receberá um salário estimado de R$ 28.000,00. Geddel, outro derrotado nas últimas eleições, também ocupará uma diretoria do mesmo banco, pela qual receberá salário semelhante.

O PCdoB em alta.

Com a possível demissão de Nelson Jobim do Ministério da Defesa, o nome mais cotado para substituí-lo passou a ser o de Aldo Rebelo, sobretudo em função do bom trânsito que ele tem na caserna e por sua lealdade com Dilma Rousseff, abdicando de sua candidatura à Presidência da Câmara dos Deputados em favor de Marco Maia. Orlando Silva se segura como pode, mas o partido banca sua permanência no Ministério. Agora, vem a notícia de que o partido recusou convite para integrar a administração de Kassab na Prefeitura Paulista. É, parece que os comunistas já entenderam que mingau quente se come pelas beiradas...

sábado, 19 de fevereiro de 2011

O Plano de Mobilidade da Prefeitura do Recife

Os jornais do Estado discutem o plano de mobilidade da Prefeitura da Cidade do Recife. O trânsito no Recife se transformou num inferno, lento, com pontos permanentes engarrafamentos, ocupação das calçadas pelos automóveis, ausências de ciclovias etc. Gostaria de estudar esse plano com mais tranquilidade, para poder criticá-lo com mais justiça, mas acredito que se trata de um problema estrutural, de difícil solução. Os carros estão perdendo a sua utilidade, pois se tornaram lentos, estressantes, um problema para estacionar. Na Rua da Hora, mais precisamente no cruzamento com a av. Rosa e Silva, há um problema crônico, agravado com a instalação de alguns resteurantes sofisticadas naquela artéria. Nas festas de confraternização do final de ano, ninguém se movia na Rua da Hora. Outro grave problema vem ocorrendo no Largo da Encruzilhada. Como se trata de uma bifurcação de grandes corredores - Estrada de Belém, Beberibe e Av. Norte - tornou-se insuportável. Atenção, João. 

O Twitter e os Radicais Islâmicos.

As redes sociais, inclusive o Twitter, vem se constituindo uma verdadeira ameaça para os ditadores islâmicos. Os fatos que ocorreram no Egito, que culminou com o afastamento de Mubarak do poder, estão se reproduzindo em outros países do mundo árabe e conta com as redes sociais como o seu principal aliado.Muamar Kadafi reprime de forma violenta as manifestações na Líbia, chegando a interromper o uso da internet. O saldo de mortos já ultrapassa as  três dezenas.

Marco Maciel devolve dinheiro.

Uma atitude incomum e bastante elogiada pela imprensa de todo o país. O político pernambucano Marco Maciel devolveu ao erário público verba recebida como senador e não utilizada. O valor supera os duzentos mil reais. Temos nossas reservas em relação a Marco Maciel, mas acompanho os que veem em sua atitude muita dignidade.

Kassab no PSB em setembro

A coluna do Cláudio Humberto assegura o acordo firmado entre o Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O prefeito criará um partido provisório, mas em setembro deverá filiar-se ao PSB, numa manobra que envolve uma engenharia política das mais complexas, inclusive os planos desses dois atores para os enfrentamentos políticos de 2014. A coluna também informa que Kassab entra por uma porta e Paulo Skaf sai pela outra. Irá fazer falta?

Ameaça ao Quilombo do Catucá.


No distrito de São Lourenço, cidade de Goiana, litoral norte do Estado de PE, há uma comunidade remanescente de quilombo, que semestralmente costumo visitar com meus alunos da graduação. O meio de subsistência dessa comunidade se concentra, sobretudo, na pesca e na captura de crustáceos, sobretudo o caranguejo-uçá. Recentemente foi implantado naqueles manguezais um grande projeto de criação de camarões em cativeiro, no que seria a segunda maior fazenda de criação de camarões da América Latina. Embora os manguezais sejam protegidos pela Constituição, grandes áreas desse bioma foram devastados, gerando enormes prejuízos ao meio ambiente e para a cadeia de sobrevivência dessa comunidade quilombola. Este é mais um caso no crescente processo de agressão aos manguezais.