pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Ainda repercute a infeliz fala de Lula sobre as mulheres.
Powered By Blogger

domingo, 4 de agosto de 2024

Editorial: Ainda repercute a infeliz fala de Lula sobre as mulheres.


Salvo melhor juízo, a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, já teria corrigido a fala do presidente Lula em evento público. A ministra ainda não ficou satisfeita e deve procurar o presidente para manter com ele uma conversa sobre o assunto. Há algum tempo Lula tem sido infeliz em suas falas. Isso se arrasta desde a última campanha presidencial, quem sabe até respingando sobre a avaliação do seu Governo, o que seria ainda pior. Logo após afirmar que, se for corintiano tudo bem, Lula assinalou que não enxergava nada de anormal sobre as eleições na Venezuela, quando o mundo todo concentra seus holofotes para denunciar as irregularidades ocorridas nas últimas eleições presidenciais naquele país. 

O descalabro foi de tal monta que inúmeros países já reconheceram o candidato "perdedor" como o vencedor daquelas eleições. Por razões óbvias, sobretudo um homem público, deve tomar muito cuidado com o que se fala. Há alguns anos atrás, aqui em Pernambuco, uma jornalista realizou uma matéria sobre as "Mulheres Caranguejos", que seriam adolescentes que se prostituíam numa área de manguezal entre o Recife e Olinda, naquela extensão da Rua da Aurora, a mais recifense do Recife, segundo Gilberto Freyre, por ser a mais banhada pelo Rio Capibaribe. Telúricas gilbertianas a parte, o problema era de uma gravidade absurda. 

Para completar o enredo macabro, policiais que faziam a segurança no local, segundo denúncias das próprias adolescentes, ao invés de proibirem tais práticas, se tornavam  lenientes ou coniventes com a ilegalidade. Ao ser ouvido à época sobre o problema e eventuais decisões a serem tomadas a este respeito - no sentido de adotar medidas contra os policiais que agiam dessa forma - o  Secretário de Defesa Social limitou-se a afirmar que as mulheres sentiam atração pelas fardas, o que teve uma repercussão profundamente negativa, culminando com o seu afastamento do cargo, determinado pelo então governador Eduardo Campos.  

Cobramos aqui pelo blog um pronunciamento da Secretária da Mulher à época, que se manteve omissa em relação a este fato, incapaz de se pronunciar sobre um grave equívoco de um dos membros da equipe do governo. É saudável, portanto, a atitude de desconforto sentida por Cida Gonçalves, que administra uma pasta que tem como missão exatamente o desenvolvimento de políticas de gêneros que se contrapõem ao machismo e a misoginia renitentes na sociedade brasileira. Jamais ela poderia ser omissa, o que significaria, em última análise, expor as contradições do seu próprio trabalho.  Ponto para Cida Gonçalves, torcendo para que o presidente Lula seja mais comedido em suas falas. 

Assine o nosso perfil da Privacy, onde discutimos esta e outras questões da política nacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário