pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Um momento difícil para a reeleição de Jair Bolsonaro.
Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Editorial: Um momento difícil para a reeleição de Jair Bolsonaro.


Hoje, dia 23\06, deverá ser divulgada mais uma pesquisa de intenção de voto do Instituto Datafolha. Esta pesquisa está sendo aguardada com muita expectativa por todos os concorrentes às eleições presidenciais de 2022. Desde Lula, que lidera todas as pesquisas de intenção de voto realizadas até este momento, à candidata do MDB, Simone Tebet, que terá, nesta pesquisa, um parâmetro para entender como o eleitorado estaria reagindo à sua candidatura como alternativa à polarização representada por Lula e Jair Bolsonaro. 

Mas, entre todos os candidatos, é a Jair Bolsonaro(PL) que tal pesquisa deve interessar em particular, uma vez que a mesma está sendo realizada em meio a uma espécie de tempestada perfeita contra projetos de reeleição. Tal pesquisa pode prognosticar a reação do eleitorado em relação aos últimos fatos desagradáveis ocorridos no país, como a morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips; a alta dos combustíveis e dos preços dos alimentos nas gôndolas dos supermercados; assim como a prisão do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro,acusado,pela Polícia Federal, de algumas irregularidades enquanto foi o titular da pasta. 

Segundo alguns analistas, Jair Bolsonaro(PL), diante deste fato, pode ter perdido a sua bala de prata - ou seja, um capital politico tão valorizado por eles - como o de apresentar a credencial de que não haveria corrupção no Governo - em contraposição aos governos da Coalizão Petista. Bolsonaro vinha se recuperando bem nas pesquisas de intenção de voto, criando um ambiente bastante otimista entre partidários e a militância. Havia, inclusive, uma previsão de que ele pudesse ultrapassar Lula neste início de segundo semestre. A sinergia política era bastante positiva, portanto. 

Hoje, o quadro é de um possível abatimento diante de tantos fatos adversos, todos com o potencial explosivo de atrapalhar o seu projeto de reeleição. Seja qual for o resultado dessas eleições, infelizmente, o país já mergulhou numa espiral institucional perigosa, com os constantes assédios a atores e instituições que conduzem o processo democrático.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário