pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: As rusgas entre militares e a Polícia Federal.
Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Editorial: As rusgas entre militares e a Polícia Federal.



Embora este dado da realidade não seja muito confortável, todos os governos apresentam suas ranhuras internas. Até bem pouco tempo, se discutiu bastante, por exemplo, o nível das escaramuças internas entre o núcleo duro petista, em torno de uma eventual disputa interna pela benção do morubixaba para sucedê-lo nas eleições presidenciais de 2026. A calmaria voltou depois de o próprio Lula emitir sinais de que pode disputar a reeleição em 2026. Hoje, próceres petistas ja advogam que tal embate interno só deverá ocorrer mesmo em 2030. 

Qualquer analista com um mínimo de bom-senso e consequente advogaria que a melhor - e talvez a única - solução para os militares no Governo Lula seria o retorno à caserna, de onde, aliás, eles não deveriam ter saído, a julgar pelas encrencas em que alguns deles se meteram. Militares legalistas, de confiança, em funções estratégicas seria o objetivo máximo a ser alcançado pelo petista, evitando-se, assim, novos arroubos. A composição de um grupo de "militares de Lula" também não seria de bom alvitre. Por razões óbvias. Este, no entanto, parece não ser o entendimento de alguns deles, que preferem continuar atuando políticamente neste fase pós-Bolsonaro.   

Assim, algumas ações da Polícia Federal está sendo encarada por segmentos militares como uma manobra para evitar essa aproximação desses militares com o Planalto. Nesta última viagem de Lula, por exemplo, comenta-se nos escaninhos da política que o entendimento das rotinas de segurança entre o GSI e agentes da Polícia Federal teriam sido prejudicadas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário