pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: O velho Karl Marx ressurge em audiência da CPI do MST.
Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Editorial: O velho Karl Marx ressurge em audiência da CPI do MST.



O líder nacional do MST, João Pedro Stédile, chega à Brasília para ser ouvido durante audiência no CPI do MST. Nunca o trabalho de uma comissão se tornou tão previsível, no sentido de se contrapor às atividades de um movimento social. O clima já esteve mais tenso, mas o Governo manobrou para substituir alguns nomes, o que permitiu que houvesse uma diminuição da temperatura durante os trabalhos. Mesmo assim, a presença de um ator político como João Pedro Stédile, por razões óbvias, reacendeu a temperatura. 

O líder nacional do MST teve uma recepção calorosa por parte dos seus apoiadores, que organizaram uma grande recepção em Brasília para recebê-lo. Alguns parlamentares, infelizmente, continuam se excedendo em suas arguições, o que acaba em agressões dirigidas aos convocados, seja lá em que condição, tornando o ambiente carregado, com trocas de farpas entre eles.  O relator da comissão, Deputado Federal Ricardo Salles, por sua vez, concentra muito tempo dos trabalhos, o que mereceu críticas dos demais membros da comissão. 

Durante sua inquirição sobre eventuais desvidos de condutas no que concerne às atividades de membros do MST, João Pedro Stédile aproveitou o ensejo para rememorar suas leituras do filósofo alemão Karl Marx, talvez, como sugere Stédile, o maior estudioso da economia capitalista. Mais preocupado com o debate sobre a reforma agrária, esses encontros têm sido importantes para conhecermos a dinâmica do agronegócio no país e até lá fora, como na China, temas sobre os quais o líder do MST deu uma verdadeira aula durante a audiência. Curioso o fato observado por Stédile de que o economista Delfim Neto, que foi durante anos o mago da economia do regime militar, é o maior estudioso de Karl Marx no Brasil, com uma vasta biblioteca dedicada ao filósofo.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário